colunas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018 10:02

Missão do professor – Dom Itamar Vian

A sugestão de celebrar o Dia do Professor, no dia 15 de outubro, nasceu de uma iniciativa da Associação dos Professores Católicos do Rio de Janeiro. Naquele dia, apresentava-se nas escolas, a figura do Pe. Anchieta como o primeiro mestre do Brasil. A idéia  foi aceita, e difundiu-se em todo País.

Dom Itamar Vian

O PROFESSOR é personagem indispensável na formação humana das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Ele sabe que sua missão não consiste, apenas, em transmitir conhecimentos, mas, principalmente, ensinar  ao aluno  estudar, valorizar o ensino e ajudá-lo a descobrir os caminhos da verdadeira cidadania e dos valores humanos, éticos, sociais e religiosos.

 A MISSÃO do professor é de formar pessoas cultas, maduras, responsáveis, capazes de enfrentar, com acerto, as situações novas, variadas e complexas do mundo atual. É formar  cidadãos realizados, seguros de si e úteis à sociedade. O professor é o encarregado de transmitir a herança cultural,  enriquecida pela experiência do presente, às novas gerações.

A ESCOLA é uma oficina onde se lapida a inteligência e se forja a personalidade e o caráter duma pessoa. É o laboratório onde se processa a constituição de um novo mundo, transmitindo aos alunos conhecimentos técnicos, atitudes sociais, valores de civilização, que constituem o patrimônio cultural duma pessoa. A escola e o professor são as fontes mais seguras da distribuição do saber.

 PORTANDO, o professor tem a sublime missão de ensinar, orientar, guiar e preparar homens e mulheres para o dia de amanhã. Para cumprir bem essa missão o professor deve ser exemplar, coerente, compreensivo, entusiasta, paciente, tolerante, estável emocionalmente,  criativo, persistente,  justo e confiar sempre em Deus.  Diante dessa missão compreende-se melhor a sua dignidade e a gratidão que lhe devemos tributar, pois ele é o mestre de nossa vida.

NESSE 15 de outubro, queremos parabenizar aquele professor responsável, o verdadeiro educador, que é exemplo de moral e bom comportamento. O professor  que, com sua conduta, demonstra ser um  profissional consciente da sua nobre missão. Professor que, no ato de ensinar, aprende, no ato de aprender se modifica, no ato de se modificar, serve, no ato de servir, se assemelha a Jesus que disse: “Não vim para ser servido, mas para servir” (Mc 10,45).

+Itamar Vian

Arcebispo Emérito

[email protected]



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.