colunas

terça-feira, 23 de outubro de 2018 21:05

Nossas escolhas – Dom Itamar Vian

Um provérbio árabe garante que quatro coisas não voltam atrás: a flecha disparada, a palavra proferida, a ocasião perdida e o tempo desperdiçado. A vida é vivida uma única vez. Nesta caminhada, a correção de rota deve ser uma constante. Isso passa pelas nossas escolhas, bem ou mal feitas.

A VIDA é formada de escolhas e as escolhas bem feitas conduzem à felicidade. Muitas vezes, porém, nos enganamos na escolha dos caminhos que conduzem à paz, à alegria e à felicidade. Ser sábio significa, a cada momento escolher o melhor. O candidato vencedor não se colocou no centro da questão. Agiu de forma racional, mas não deixou de lado o componente afetivo. Se deixasse a pessoa amada, essa poderia estar perdida para sempre. Mas ele ficou ao seu lado na hora da dificuldade, sem assumir uma postura egoísta. Ele pensou o problema como um todo e abriu uma possibilidade nova.

A ESCOLHA implica alguma renuncia. Quem escolhe um caminho, renuncia a todos os outros. Não se pode trilhar, ao mesmo tempo, dois caminhos. Atitude inteligente é escolher O caminho certo e percorrê-lo até o fim. Mas isso não é um fatalismo. Podemos e devemos refazer nossas escolhas. Você é o resultado de suas escolhas, não das escolhas feitas ontem, mas das escolhas de hoje.

O EVANGELHO aconselha, depois de colocar a mão no arado, não olhar para trás. (Lc 9,59). A história guardou o nome daqueles que apostaram em seu caminho, em seu sonho. Isso deu-lhe um dinamismo capaz de superar qualquer dificuldade. E mesmo que a dificuldade não seja superada, quem luta não terá vivido em vão. A luta marca a dignidade de uma vida. E, um dia, Deus não nos cobrará o êxito, mas a persistência na luta.

NA BÍBLIA encontramos episódios que envolvem escolhas. No livro do Gênesis, lemos que Esaú cedeu seu valiosos direito de primogenitura ao irmão Jacó por um prato de lentilhas (Gen 25,36). No Novo Testamento, Jesus afirma que Maria escolheu a melhor parte, em relação a sua irmã Marta (Lc 10,42). Há também o fato do mercador que vende tudo o que possui para comprar uma pérola preciosa. E essa pérola faz sua felicidade. Fez a melhor escolha.

PROCUREMOS, portanto, fazer, na vida, escolhas bem feitas. Não se trata apenas de escolhas feitas no passado. Hoje é o dia mais importante da sua, da minha vida. A sua vida pode mudar hoje. Zaqueu depois de muitas escolhas erradas fez uma escolha certa que mudou a sua vida. E Jesus confirmou a escolha: “Hoje a salvação entrou em sua casa” (Lc. 19,9).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.