politica

quarta-feira, 10 de outubro de 2018 16:39

Saiba onde foi o melhor e o pior desempenho eleitoral de Zé Ronaldo no Território do Sisal

A maior quantidade de voto foi Coité, em termos percentuais melhor foi Valente e o pior foi Biritinga.

Foto: Angelo Pontes

O Território do Sisal sempre foi a principal base eleitoral de Zé Ronaldo depois do Portal do Sertão que engloba todos os municípios da região de Feira de Santana quando se candidatou a deputado estadual, federal e senador,  vale ressaltar que sua relação com a região antes da politica foi afetiva, já que sua esposa Ivanete Rios é natural de Retirolândia.

Zé Ronaldo este ano vivenciou uma verdadeira ‘prova do fogo’ tendo que se afastar da Prefeitura de Feira de Santana onde governava pela quarta vez, para assumir a candidatura de governador do estado da Bahia com a desistência de ACM Neto, o principal nome para enfrentar o governador Rui Costa (PT).

Zé Ronaldo ainda não tinha definido a que cargo iria concorrer. Nesta foto no fim de 2017 ele participou de uma inauguração ao lado do prefeito e todo grupo.

O Território do Sisal é composto por 20 municípios, mas foi Valente governado pelo Tucano Marcos Adriano, onde ele teve o maior porcentagem de votos, 39,16% (5.187 votos), não o suficiente para derrotar o petista Rui Costa, que conseguiu 60,03% (7.951) mas pode ser considerada a menor frente do petista na região.

Em Retirolândia, José Ronaldo obteve 28,88% dos votos válidos (2.441) e Rui Costa 69,38% (5.668). Os deputados estaduais Tom Araújo e Sandro Regis, aliados de Ronaldo, obtiveram 1.920, derrotados pelo candidato apoiado pelo grupo do prefeito Vonte do Merim (PSC), Alex da Piatã que colocou uma frente da 1.524 votos sobre ambos.

Vando em Cansanção prometeu apoio a Zé Ronaldo, mas a votação esteve muito abaixo de sua capacidade | Foto: Raimundo Mascarenhas

O prefeito de Monte Santo Edivan Almeida (Vando) ainda na pré-campanha subiu no palanque de Zé Ronaldo em Cansanção e prometeu o apoio, no entanto, ao que parece na pratica não aconteceu. Ele (Vando) conseguiu dar uma votação expressiva ao seu filho Laerte que conseguiu uma das vagas na Assembleia Legislativa a partir do ano que vem. Laerte teve 12.450 votos (43,92%) e Zé Ronaldo 3.312 (12,41%) e Rui Costa (87,04%) 23.222 votos.

Conceição do Coité o segundo maior colégio eleitoral onde ele teve votação mais expressiva, ou seja, 12.514 votos, mas fica atrás de Valente em percentual (36,58%) e o petista Rui Costa recebeu 21.366 (62,45%), vencendo com uma frente de 8.852. Vale lembrar que Coité é governado pelo PT  na vice o PSD com boa aprovação.

Em Coité Zé Ronaldo sempre veio até para “aniversário de boneca” Foto: Raimundo Mascarenhas

Apoiado também pelo prefeito de São Domingos, Izaque Júnior, Ronaldo obteve 32,51% dos votos válidos, correspondente a 1.656 votos.

Serrinha foi o município mais visitado por José Ronaldo, mas o prefeito Adriano Lima só conseguiu alcançar 28,02% dos votos para o candidato Democrata, 10.870 contra 27.519 (70,94%) favorável a Rui.

Em Serrinha o democrata contava também com o apoio do candidato a deputado federal Berg da Aragon (DEM) e dos candidatos a deputados estadual Adriano da Chapada (SD) e Edylene Ferreira (PV), naturais daquele município. O prefeito de Barrocas José Jailson Lima Ferreira (MDB), de Barrocas foi quem repassou a menor porcentagem, 26,02%, uma surpresa, pois, foi um dos poucos municípios que ACM Neto esteve. Neto sempre foi votado como deputado federal pelo Grupo Barrocas Livre tendo a frente o líder Edilson Lima.

Biritinga foi o município que obteve a menor votação, 9,39%, correspondente 793 votos e Rui Costa, (89,77%), 7.589 votos.

Na Bahia, Juruçuru, município na divisa com o estado de Minas Gerais, José Ronaldo obteve a menor percentagem em votos, 4,72% (235) e Rui Costa 94,60 % (4.710).

Redação CN



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.