bahia

domingo, 28 de outubro de 2018 09:53

Seção eleitoral de Salgadália é sorteada no TRE para auditoria; objetivo é mostrar lisura no voto

Juiz eleitoral, promotora, deputado, prefeito, fiscais, representantes de partidos e da Policia Militar, além dos mesários da seção 079 acompanharam a auditoria.

Representantes do judiciário e de partidos políticos acompanharam a auditoria | Foto: Raimundo Mascarenhas

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE realizou no sábado, 27, véspera das eleições do segundo turno, sorteios de várias sessões eleitorais em todo o País, cuja finalidade é comprovar a integridade e confiabilidade das urnas eletrônicas.

Na Bahia o sorteio aconteceu no Tribunal Regional Eleitoral – TRE e a seção 079 do Colégio José Ferreira no Distrito de Salgadália Município de Conceição do Coité foi a única da 132ª Zona Eleitoral a passar pela auditória, algo semelhante ao que ocorre no futebol, quando é sorteado um jogador de um time para fazer o exame antidoping.

Foi realizado na presença das autoridades, o procedimento normal de preparação da urna para receber o voto se acordo com a vontade do eleitor | Foto: Raimundo Mascarenhas

A auditoria contou com a presença do juiz eleitoral Gerivaldo Alves Neiva, promotora Gracie Inaura Anunciação representando o Ministério Público, prefeito do município Francisco de Assis, deputado estadual Alex da Piatã, fiscais do Partido do Trabalhados (PT) que tem Fernando Haddad como candidato a presidente e do Partido Social Liberal (PSL) Jair Bolsonaro, além de representante da Polícia Militar e equipe de mesários da referida seção.

Mesários e fiscais atentos a preparação da urna | Foto: Raimundo Mascarenhas

Veja o vídeo do repórter Paulo Marcos 

O juiz Gerivaldo Neiva em entrevista ao Calila News detalhou essa norma adotada pelo TSE  (ouça)

A promotora Gracie Inaura disse que foi uma ação aberta a público que pôde acompanhar para verificar que as urnas são confiáveis e transparente. ” A ideia é passar para os eleitores que o voto do candidato dele é aquele que realmente vai estar na urna e será computado para aquela presidente que ele ou ela escolheu”, garante a representante do MP.

Foi apresentado as autoridades todo procedimento de preparação da urna que teve inicio às 07h, ou seja, uma hora antes da abertura da votação.

Outra cidade da região que teve urna auditada foi o município de Valente, segundo informou a promotora.

Redação CN

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.