cultura

quinta-feira, 08 de novembro de 2018 20:25

Jovens de Coité, integrantes do Projeto Santo Antônio de Música, embarcam dia 23 para intercâmbio na França

Briançon Tempo de Brasil #PSA Coité-BA - intercâmbio e difusão artística entre o Projeto Santo Antônio de Música da cidade de Conceição do Coité na Bahia e o conservatório de Música de Briaçon, na França.

Divulgação

Um grupo de professores graduandos em música e monitores multiplicadores do interior da Bahia pretende participar de atividades pedagógicas, qualificação profissional e apresentações artísticas organizadas pelo Conservatoire à Rayonnement Intercommunal du Briançonnais, nos Haute-Alpes françeses.

Localizado no sertão nordestino, semiárido baiano, mais precisamente na cidade de Conceição do Coité, distante 220 km de Salvador, o Projeto Santo Antônio de Música, no dia 23 de novembro, embarcará em mais uma viagem internacional.

A iniciativa atende cerca de 150 crianças e adolescentes e jovens, desenvolvendo um trabalho sociocultural há mais de dez anos em Coité. Com aulas gratuitas de instrumentos orquestrais, o projeto tem inovado, passando a construir instrumentos com a madeira de sisal e conquistando parcerias com diversos artistas.

Foto: Divulgação OSA

A viagem à França, além de oportunizar aprendizado técnico musical agrega também o enriquecimento cultural dos jovens envolvidos.

Apesar de não ser possível levar todos os professores de música, o sentimento de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido toma conta de todos. O grupo patrocinado que fará a viagem será integrado de 10 pessoas, mas com recursos próprios do projeto e um investimento individual de cada integrante esse total chegará a 14 integrantes.

Os preparativos para a realização do intercâmbio internacional em parceria com o Conservatório de Música de Briançon, na França, no final deste mês, estão a todo vapor. “A oportunidade de aprender música e realizar um concerto na Europa é realmente um sonho. Estou bastante ansiosa e com muita expectativa para minha primeira viagem de avião, e logo para um outro continente”, afirma Anne Santiago, 17, estudante de violoncelo do Projeto Santo Antônio de Música e integrante da OSA.

Anne Santiago | Foto: Éder Araújo

O Conservatório de Briançon, localizado, tem reconhecida experiência pedagógica na área de instrumentos orquestrais e contribui com a formação de músicos brasileiros, especialmente no estado do Ceará. Em 2006, o professor do conservatório francês, Fernando Lage, cearense, criou o Projeto “Briançon Tempo de Brasil”, juntamente com a Associação Amigos do Piano do Ceará e o Conservatório de Briançon. Com diversos apoios o projeto possibilitou mais de 30 intercâmbios de estudantes e professores, estreitando ainda mais os laços desta cooperação internacional.

O convite para o intercambio do grupo baiano aconteceu na ocasião em que um grupo de professores de música coiteense participou do

III Festival de Violoncelos em Folia

, uma versão brasileira do festival francês, realizado em fevereiro de 2018, na cidade de Fortaleza/CE. (Vídeo)

Os professores do Projeto Santo Antônio de Música deverão conhecer o funcionamento do tradicional conservatório francês, participar de aulas, integrar atividade do semestre, além de realizar duas apresentações musicais em espaços artísticos indicados pelo Conservatório na cidade. A viagem tem também o objetivo de possibilitar o aperfeiçoamento artístico dos jovens coiteenses num curto espaço de tempo e em um ambiente de alto nível musical, possibilitando o contato com a língua e a cultura francesa. Trata-se de uma oportunidade singular para o estabelecimento de ricas trocas de experiências entre os jovens, as famílias francesas e a comunidade musical de Briançon.

PUBLICIDADE

O intercâmbio será financiando mais uma vez através do edital de mobilidade artístico cultural da secretaria de cultura do estado da Bahia.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

CN * Informações ASCOM OSA



COMENTÁRIOS

Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Calila Noticias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. O Calila Noticia, poderá remover sem aviso prévio qualquer comentário que seja considerado ofensivo e contenha palavras de baixo calão.