Prefeitura de Barrocas apresenta ações dos últimos dois anos

Praça São João - Centro de Barrocas

O município de Barrocas foi criado em 30 de Março de 2000 e localiza-se a 185 km de Salvador. Sua população é de 14.177 habitantes, segundo o IBGE de  2010. Depois que de deixou de ser distrito de Serrinha, houve um crescimento significante. Faltando pouco para completar  onze anos de sua emancipação, o perímetro urbano da cidade foi expandido cerca de dois quilômetros para o Nordeste e Sul das áreas circunvizinhas. Expansão essa de aproximadamente 65% do prímetro urbano no qual foram incorporados Cedro e Santa Rosa, agora incluídos no perímetro urbano da cidade. Cedro limita o perímetro urbano no sentido Barrocas-Teofilândia (11 km). Santa Rosa limita o perímetro urbano no sentido Barrocas-Serrinha (17 km).

Ações de janeiro de 2009 a janeiro de 2011

LAGOA REDONDA

Barrocas-pavimentação-de-Lagoa-Redonda

Com a quantidade de obras em andamento, a Prefeitura municipal de Barrocas elaborou uma agenda de inaugurações para o primeiro semestre deste ano.  São obras na maioria dos povoados e na sede. As inaugurações tiveram inicio no dia 31 de janeiro, ás 20h, no Povoado de Lagoa Redonda, com a entrega de 1.930 m² de pavimentação, a ampliação da Escola Antonio Roberto Ferreira e ampliação inforcentro. Segundo o prefeito Almir Queiróz (PR), o evento realizado na Lagoa Redonda foi um exemplo do que pretende fazer em todas as comunidades. “Nós estamos com obras nos quatro cantos do município. Pretendemos pavimentar todas as ruas da sede e as comunidades que ainda não foram beneficiadas com infra-estrutura”, afirmou.

O prefeito garantiu também que o programa de calçamento desenvolvido pela Prefeitura de Barrocas, vai atuar também nos povoados que já estão calçados e depois do serviço realizado, surgiram novas ruas e elas serão pavimentadas. “Sei que é importante fazer obras dando continuidade ao desenvolvimento. Mas não me cansarei de lutar pelo social e pela nossa gente. Vamos cuidar das pessoas, principalmente do povo mais carente, esse povo sim, merece uma atenção melhor”, concluiu.

Reforma e ampliação de escola

O nome do Prédio Escolar da Lagoa Redonda é uma homenagem ao saudoso Antonio Roberto Ferreira, conhecido por Antonio de Moça, primeiro morador da comunidade e tinha ao lado prédio, sua residência construída há 30 anos.

CENTRO

A avenida liga o centro a comunidade de Santa Rosa

Na gestão atual foi inaugurada a pavimentação do trecho de 18 quilômetros da BA-411 que liga Serrinha à cidade de Barrocas. A estrada não tinha asfalto e foi pavimentada com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o melhor para este tipo de rodovia. A entrada da cidade, para quem chega vindo de Serrinha, ou seja, a Avenida ACM, foi toda iluminada e urbanizada.

Foram colocados postes de iluminação no canteiro central, com duas luminárias e altos o suficiente para iluminar as duas pistas da avenida. Agora estarão sendo realizados os trabalhos de urbanização do canteiro central com plantio de novas árvores.

A nova sede funcionará como centro administrativo

O prefeito José Almir de Araújo Queiróz (PR), em recente encontro com a imprensa regional, falou de sua alegria em poder realizar o sonho da sede própria para a administração municipal, pois atualmente o prédio é alugado e inadequado para o bom desempenho dos servidores públicos.

No dia 07 de Dezembro de 2010, o prefeito municipal inaugurou a Praça da Bíblia. O novo espaço de lazer fica localizado nas proximidades da Igreja Batista, e tem no centro uma grande Bíblia de Mármore, simbolizando seu nome. Esta Praça deixou a cidade mais bonita e levou felicidade as pessoas quem acreditam nas escrituras sagradas.

CURRALINHO

Quadra e calçamento estão melhorando a qualidade de vida do povo de-Curralinho

O Povoado de Curralinho também está sendo muito beneficiado com a realização de obras reivindicadas pela comunidade a exemplo de três mil metros quadrados de calçamento, beneficiando os moradores das Ruas Padre Miguel, inicio da principal e as laterais da quadra poliesportiva, que está quase pronta. Segundo o prefeito Almir Queiroz, a Prefeitura vem se empenhando no incentivo à prática de atividades esportivas, seja na sede ao nos povoados. Com esse entendimento, além de realizar competições como o Campeonato Barroquense e a Copa Ouro, a prefeitura vem criado novos centros que possibilitam à prática do esporte, como a ampliação do campo do Rosário, a aquisição do campo de Ladeira, o apoio na construção da pista de BiciCross e a construção desta quadra Poliesportiva na comunidade de Curralinho. A obra está bem avançada e além do espaço para prática de esporte, terá também um palco, onde apresentações teatrais e outros eventos poderão ser realizados.

BOM GOSTO

Quase meio quilometro de pavimentação em Bom Gosto

A Prefeitura está transformando quatrocentos metros da estrada vicinal que liga os Povoados de Minação/Nova Brasília, em Avenida. Isto está acontecendo no Povoado do Bom Gosto. Esta sendo construído um Povoado, com o calçamento de uma grande avenida com seis metros de largura e 400 de cumprimento, quase meio quilômetros de extensão, somando. 2.400 m² de calçamento em paralelepípedos.

NOVA BRASILIA

Os acessos ao povoado de Nova Brailia agora serão mais facéis

No Povoado de Nova Brasília, foram pavimentadas as Ruas do Campo, na saída sentido ao Povoado de Ladeira e as que formam o novo acesso a comunidade.

OURICURI

Em Ouricuri, a prefeitura pavimentou três mil metros quadrado, beneficiando quatro ruas.

CEDRO

Na comunidade do Cedro, houve ampliação do calçamento e construção de praça

A comunidade do Cedro, na estrada que liga Barrocas/Teofilândia, também teve suas ruas pavimentadas e foi construída uma praça.

ROSÁRIO

Não ha nenhuma rua deste povoado que não possua calçamento

Este Povoado foi o primeiro a ser beneficiado com o programa de calçamento. Logo que iniciou a gestão em 2009, a Prefeitura calçou as ruas da Pedra, da Barragem e do Campo. A comunidade tem 100% das suas ruas calçadas.

ALAMBIQUE

Este povodo fica numa bifurcação que liga aos distritos coiteenses de Salgadália e Bandiaçu

A obra de pavimentação das ruas do Povoado de Alambique está orçada em R$ 329,5 mil. O povoado  fica á 05 km da sede, as margens da estrada que  liga Barrocas ao Distrito de Bandiaçú, município de Conceição do Coité e estão sendo executados 4.560 m² de calçamento, além da construção de uma Praça. Está obra é conveniada com a CONDER.

MINAÇÃO

Em Minação teve melhorias na Quadra e ampliação do jardim lateral

No Povoado de Minação, a Prefeitura realizou reforma da Quadra Poliesportiva e construiu um jardim na na lateral. Também concluiu a praça localizada na saída da comunidade, sentido a cidade de Barrocas.

SANTA ROSA

Unidade de ensino passou por reformas e ampliação

Com mais conforto e mais espaço. Assim as crianças da Escola Municipal de Santa Rosa vão se sentir neste novo e ano letivo. Consciente de que as melhorias deveriam ser implementadas na infraestrutura do local, o prefeito Almir de Marciel, como é conhecido, garantiu a comunidade de Santa Rosa, que durante o recesso escolar a construção de mais duas salas de aulas. “A escola conta com ótima equipe pedagógica e a construção das salas, servirão para atender melhor nossos alunos”, atestou o prefeito em visita às obras da escola.

BARREIRA

Uma das maiores escolas da região do sisal sendo construida na zona rural de Barrocas

Está em fase de conclusão uma grande obra no município Barrocas. Grande no tamanho e também na sua importância. Uma de obra de R$ 757.392,73, parceria Governo Federal e Município de Barrocas. A construção de Unidades de Educação Infantil vem do Programa ProInfância criado pelo Governo Federal que é parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação e seu principal objetivo é o beneficiamento de famílias carentes e a promoção do desenvolvimento social. O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) está desenvolvendo um projeto padronizado obedecendo às normas específicas e legislação vigentes permitindo assim que as edificações propiciem um ambiente lúdico e criativo para as crianças. A unidade conta com seis salas de aula, uma biblioteca, um infocentro, salas da direção e serviços

Em Barreira são quatro importantes beneficios de forma simultânea. Escola, praça, calçamento e sistema de agua

Em frente, à escola, beneficiando as laterais, estão sendo calçadas as ruas e quem freqüentar a escola contará com estacionamento e uma rampa também será construída, de forma a proporcionar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, pois a escola atende a alunos cadeirantes. “Fico feliz de ver que Barrocas está colhendo os frutos do nosso trabalho”, disse o prefeito.

Alguns transtornos na estrada por causa da escavação, mas está sendo por uma boa causa

Também está sendo construída uma Praça e a região de Barreiras, está sendo beneficiada com o sistema de abastecimento d’água. Além de Barreiras I, o projeto é contemplar com uma adutora, na extensão de 18 km, construída em parceria com a CERB irá beneficiar as famílias residentes nas comunidades de Barreiras II, Jenipapo, Malhada Redonda, Periquito, Baraúna do Rumo, Tanque Velho e Arco.

INFORME PUBLICITÁRIO