O deputado federal Emiliano José (PT-BA) realizou no final de semana sua última plenária do mandato deste ano. O encontro, realizado no auditório da União dos Prefeitos da Bahia – UPB, reuniu representantes de mais de 60 municípios de toda a Bahia. “Este é um momento especial para nós, uma reunião que possui um simbolismo extraordinário. Esta plenária significa que o mandato não é somente do mandatário, mas da população que nos elegeu, pois cada companheiro e companheira que está aqui é uma expressão de nosso povo, com suas dificuldades, desejos e anseios”, resumiu o deputado.Nomes como o do o ex-governador Waldir Pires, do deputado federal Nelson Pelegrino, dos vereadores Vânia Galvão, de Salvador; Jorge Golçalves, de Serrinha, Idalina Gonçalves, de Urandi, do secretário de Comunicação de Vitória da Conquista, Penildon Penna, além do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano somados aos mais de 400 militantes, lideranças políticas e sociais, amigos e apoiadores do mandato, vindos de mais de 60 municípios baianos prestigiram o encontro. “Conheci Emiliano José através do governador Waldir Pires. Para nós, ele representa o fortalecimento de um projeto político para Jacuípe”, afirmou Alírio Filho, de Conceição do Jacuípe. Já para o vereador Delzivan, de Itanhém, a presença na plenária é um reconhecimento pelo trabalho do parlamentar no município.”Quando Emiliano assumiu o mandato, o presidente da Câmara criou uma relação de proximidade. Então, quando conseguimos a Patrol, através de uma emenda do deputado, Emiliano entrou para a história de Itanhém, que nunca na sua história recebeu equipamento nenhum”. Além da Patrol, também por meio de emenda parlamentar, o município conseguiu recursos para a construção de duas praças na cidade, localizadas em bairro carentes da cidade.
Em sua fala, o ex-governador Waldir Pires destacou a importância do mandato de um parlamentar em consonância com os principios democráticos no Brasil. “Hoje, vivemos em um país que, eu diria, possui o melhor sistema de democracia do mundo, liderado por um partido com a capacidade de levar recursos aos menos favorecidos. Emiliano José representa este projeto político”.
Números do mandato
Em 2011, primeiro ano do atual mandato de Emiliano José como deputado federal, o parlamentar realizou 118 pronunciamentos no plenário da Câmara Federal, apresentou um Projeto de Emenda Constitucional, um Projeto de Lei, 58 emendas a projetos diversos, sete requerimentos, e participou de 33 relatorias. Também jornalista, o deputado publicou quase 40 artigos em veículos de comunicação. Mais de 30 cidades foram visitadas pelo parlamentar.
A Bahia em Salvador




