O governador Jaques Wagner (PT), acompanhado do vice-governador Otto Alencar (PSD), entregou na manhã de sexta-feira (07), o trecho de 13 km da BA – 305, que liga o entroncamento da BR-110 com a cidade de Santa Brígida. O deputado federal Josias Gomes (PT), recepcionou o governador e relatou ao chefe do executivo baiano que percorreu todo trecho e ficou muito satisfeito com a qualidade do asfalto e a sinalização, melhorando o tráfego e contribuindo para a redução do número de acidentes, que antes era constante na região.
O parlamentar disse também que aquele momento era de alegria para população, pois a mais de duas décadas que este trecho vinha merecendo uma intervenção desta natureza e os governos passados resumiam em tapa-buraco, até que chegou a ficar praticamente intransitável. “Graças à falta de atenção dos governos anteriores, morreram muita gente, e agora, o momento é outro e estamos vivendo um governo diferente e democrático onde se pensa e trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, externou o petista.
A intervenção, que beneficiará diretamente uma população de 62.500 habitantes, é considerada uma das maiores obras de infraestrutura feitas na região e segundo Josias Gomes, esta ação e tantas outras realizadas no estado, recebeu a contribuição do chefe da casa civil, Rui Costa.
O prefeito Carlos Clériston Santana Gomes (PT), em seu pronunciamento, reconheceu o esforço do deputado Josias Gomes para concretização desta obra e comunicou a população ser o parlamentar o autor do pedido ao governador Wagner para que esta estrada fosse recuperada e graça as constantes viagens ao município, o parlamentar sofria na “pele”, a exemplo de todas as pessoas que necessitavam trafegar naquele trecho, principal acesso a BR 110 e por consequência, a cidade de Paulo Afonso, principal pólo econômico da região.
Gordo de Raimundo como é conhecido, ficou conhecido no cenário político baiano por obter 4.392 votos, ou seja, 99,77% lembrou também das intervenções da deputada Fátima Nunes junto ao governo do estado e reconheceu seu esforço, inclusive na última audiência com o governador Jaques Wagner, onde se tratou dos recursos hídricos e chamou a parlamentar de “rainha das águas” e garças a ela chegaram ao município diversos sistemas de abastecimento d’água, diminuindo o sofrimento no período da seca, pois “Santa Brígida viveu recentemente uma das maiores secas de sua história e ainda estamos sentido seus efeitos”, desabafou. Gordo finalizou testemunhando que o slogan do governo da Bahia se materializa, pois “estamos vivendo um governo realmente democrático”.
A deputada Fátima Nunes, arrancou aplausos ao falar que o momento era de festa e de celebração, pois a obra tinha uma importância significante para região e quando isto acontece, “devemos gritar e dizer que a nossa luta valeu. Tudo começou quando os homens e as mulheres do Brasil elegeram Lula, depois o reelegeram, pois veio Dilma e na Bahia, oito anos de Wagner, obtendo resultado fantástico com a mudança de vida das pessoas”, falou a parlamentar que na região sua principal base política.
Fátima lembrou que além de Santa Brígida, a restauração da BA-305 beneficia os municípios de Jeremoabo e Paulo Afonso, pois reduz a distância entre as cidades e facilita o escoamento da produção rural. “A alegria do povo de Santa Brígida, é também a alegria do povo de Novo Triunfo, Fátima, Heliópolis, Rodelas, Glória, enfim, todas as cidades da microrregião de Paulo Afonso têm acessos com qualidade de trafego e segurança para pessoas”, concluiu a parlamentar petista.
O governador Jaques Wagner falou ao CN que os 13,5 quilômetros de estrada recuperada em Santa Brígida irá melhora a trafegabilidade e diminui o número de acidentes na região, inclusive demonstradas nas cruzes e as conhecidas “capelinhas”, fixada nas margens da BA, numa triste lembrança que ali houve um acidente e alguém perdeu a vida. No total, a Bahia já conta com quase oito mil quilômetros de estradas recuperadas e construídas e, “até o final deste mês, chegaremos a 7.800 quilômetros de rodovias inauguradas com boas condições de trafegabilidade”, concluiu Jaques Wagner.
Segundo o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, o Governo do Estado inaugura, ainda este mês, estrada do município de Glória até Rodelas e também será autorizada a recuperação da rodovia que liga Rodelas a Barra do Tarrachil, distrito de Chorrochó.
Patrimônio histórico, artístico e cultural de Santa Brígida é o maior do Brasil
Ao chegar à cidade, onde descerrou à placa de inauguração, o governador foi saudado pelos Bacamarteiros, ou seja, um batalhão que deram tiros de pólvora seca com os seus bacamartes, uma arma de fogo de cano curto e largo, num ritual de muitos efeitos. A banda de pífanos se encarrega da parte musical formado por 36 homens com indumentárias azuis, chapéus de couro, botas e cartucheiras de cangaceiros.
Ao chegar ao palanque, o governador assistiu ao maneiro – pau formado por um grupo de homens que dançam, batendo paus, ao som de cânticos próprios. Os instrumentos utilizados ficam por conta dos paus, um apito e um ganzá para o chefe, duas bandeiras uma com a imagem de Pe. Cícero Romão e outra com a imagem de N. Sª das Dores. É indispensável à banda de Pífanos composta por uma zabumba, dois pífanos, um adufo e pratos.
Convidado pelo vice-governador Otto Alencar, o cearense de “batismo” e Santa Brígida de coração, José Santana da Silva, 61 anos, repentista, eleito vereador pelo PRTB, numa coligação contraria a Gordo de Raimundo, hoje integrante da base, fez alguns versos acompanhado da inseparável viola. Zé Santana, seu nome artístico, disse era vereador, mas naquela hora é cantador.
Santa Brígida que possui uma característica peculiar, marcada por um intenso apelo religioso, e com uma forte influência não só na Bahia, como em grande parte da região nordestina. Ao saber disto, o governador Jaques Wagner disse ao finalizar seu discurso que levará este assunto a Secretaria de Cultura do Estado, pois a riqueza desse acervo histórico, artístico e cultural que possui o município, é de extrema importância à adoção de medidas voltadas para a sua preservação.
Redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas