O deputado estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) Rosemberg Pinto, que será apoiado pelo prefeito Ismael Ferreira (PT) no Município de Valente, foi convidado para participar de um encontro entre o prefeito e a população valentense, cujo objetivo era a prestação de contas do gestor, de tudo que foi recebido de recursos e onde foi aplicado nesses 16 meses de gestão. O ato aconteceu na tarde do último sábado, 24, e lotou o auditório da Casa Brasil que contou ainda com a presença do pré-candidato a deputado federal Emiliano José.
Rosembergue inicialmente parabenizou a atitude de Ismael pela prestação de contas a população, que segundo ele orgulha o partido dos trabalhadores, quando teve a coragem de expor ao público a real situação de sua gestão, uma maneira bastante transparente que só pessoas que encaram o dinheiro público com seriedade são capazes de fazer.
Rosembergue com o discurso com ar de revolta com a oposição, diante de sucessivas criticas aos governos do seu partido, tanto na esfera estadual quanto na federal arrancou aplausos a cada situação de comparação da gestão atual de Wagner e Dilma e o dos anteriores Paulo Souto(DEM) e Fernando Henrique (PSDB).
“ As vezes me deparo com deputados na assembleia legislativa que fazem questionamentos ao nosso governo, e se referem a Paulo Souto, que é nosso principal adversário.Eu debato em qualquer tema e mostro que nós fomos melhores do que foi o ex-governador carlista.Primeiro falo de educação, eles não podem criticar este setor porque deixaram dois milhões de analfabetos, levantamento feito pelo governo Wagner quando assumiu em 2007, e neste período agora nós já alfabetizamos um milhão e trezentos e cinquenta mil pessoas, encontramos apenas uma universidade federal, hoje temos seis, cinco nos últimos sete anos, antes do PT no Governo tinha uma universidade criada há 200 anos”,garantiu o deputado.
A segurança pública é um dos principais assuntos debatidos pelos Democratas e aliados, mas o deputado também encontrou respostas e segundo ele os adversários não devem argumentar a situação que é um problema mundial, não um caso isolado da Bahia.
“O que eles querem falando de segurança publica se no seu governo policiais não tinham viatura, os carros que rodavam era pagos pelas prefeituras, assim como alimentação e aluguel das sedes da PM. Hoje todo policial tem um salário razoável, ticket alimentação, estão melhores aparelhados, armamento mais potentes, antes usavam o 38 que nem os marginais querem usar, além do mais as viaturas que chegaram aos 417 municípios baianos todas novas, caminhonetes com ar condicionado, antes veículos de pequeno porte que não intimidava os bandidos”, justificou o deputado.
A Copa do Mundo também foi abordada por Rosemberg, pois segundo ele, os adversários estão torcendo pelo insucesso da seleção brasileira, pois muitos acreditam que se o Brasil não for campeão as coisas se tornam mais difíceis para reeleição de Dilma Rousseff.
“A copa do mundo, 98% da população brasileira queria que fosse realizada aqui no Brasil, mas hoje porque é um ano pré-eleitoral a oposição fica tentando desconstruir a copa. No governo deles o Brasil só era conhecido lá fora como o pais do futebol, só era conhecido Pelé, hoje em dia o nosso país em conhecido também por ter o ex-presidente Lula, o Bolsa Família, o SUS, ações que melhoram a vida das pessoas, e Lula o grande estadista reconhecido no mundo inteiro. Nós temos mesmo é que torcer pelo Brasil campeão, porque o brasileiro trabalha, produz, e também quer divertimento. O que a gente ver é a oposição torcendo pela Alemanha, Argentina além de outras consideradas favoritas, mas essa copa é nossa”, garantiu o parlamentar.
Pinto disse que Dilma vai se reeleger e Rui Costa vai vencer na Bahia não é por conta da copa e sim das ações que realizaram em benefício do povo brasileiro e baiano pelos governos petistas, mesmo tendo enfrentado a maior seca dos últimos 60 anos.”Aqui morreu muito animal, mas não morreu nenhum humano, o povo não deixou suas casas e não houve saques em supermercados, isso porque os programas do nosso governo deram sustentação, se não de conforto, mas para garantir sua sustentação e aprendizado que ninguém vai evitar a seca no semi árido, mas é possível se conviver com ela. Eu fico me perguntado, em que área eles podem debater com a gente?”Questionou.
Rosemberg Pinto chamou a atenção também para a questão de corrupção no Brasil, segundo ele, o Governo do PT permite que a polícia investigue toda situação, não interfere na justiça nem no trabalhos das policias, diferentemente de antes quando por exemplo na Bahia se perguntava aos governos passados se deveria ou não investigar atos ilícitos. “Hoje se prende no Brasil vereadores, prefeitos, deputados, governadores, enfim, a justiça e as policias agem sem nenhum limite por parte dos governantes, diferente de antes que não iam presos porque eram amigos deles”, afirmou o parlamentar.
Deputado Rosemberg Pinto concluiu elogiando o pré-candidato Rui Costa como sendo pessoa integra, honesta e comprometida com os problemas da Bahia. Segundo ele, Rui foi um menino pobre filho de uma diarista com metalúrgico que como muito esforço deram dignidade a ele e esse reconhecimento veio com a condução dele na vida pública e ganhou destaque no Governo Wagner e hoje se encontra preparado para continuar o trabalho iniciado por Wagner.
Quanto a presidente Dilma Rosemberg disse que por ser mulher é descriminada e realizou um primeiro mandato extraordinário, chegou a dizer em Valente que é mais administradora que Lula, mesmo reconhecendo todo estrelato de Luiz Inácio Lula da Silva.
“Na realidade o ex-presidente Lula é um homem político, e tinha uma equipe muito boa de gestão, inclusive coordenada pela então ministra Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff, antes tinha sido ministra de Minas e Energia, então é uma mulher gestora, enfim Lula nosso articulador político, articulador, capaz de entender os problemas de sociedade brasileira do mais pobre ao mais rico e sempre teve ao lado Dilma para colocar tudo isso em pratica, então podemos dizer que esse conjunto fez o Brasil chegar aonde chegou e deve continuar”, concluiu Rosemberg Evangelista Pinto, deputado estadual que além de Valente está firme em São Domingos lutando por melhorias naquele município.
Redação CN / fotos: Raimundo Mascarenhas