• Sobre
  • Anuncie Aqui
  • Política de Privacidade
sexta-feira, julho 4, 2025
Calila Noticias
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Política

Riachão: Oposição elege novo presidente e prefeita  fracassa na articulação ao sugerir o nome do vereador Carlos Matos

Por Redação CN
19 de dezembro de 2014
Riachão: Oposição elege novo presidente e prefeita  fracassa na articulação ao sugerir o nome do vereador Carlos Matos

Celinho da Saúde irá presidir o Legislativo jacuipense de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016

165
VIRAM
FacebookTwittterWhatsapp
Celinho da Saúde irá presidir o Legislativo jacuipense de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016
Celinho da Saúde irá presidir o Legislativo jacuipense de 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016

A Sessão da Câmara de Vereadores desta sexta-feira (19) foi iniciada com a votação para eleger o novo presidente da Casa. O vereador Célio Roberto- SDD, mais conhecido por Celinho da Saúde foi eleito com a maioria dos votos encabeçando a chapa de oposição a atual gestão.

A sessão foi definida por 7 votos a 6. Votaram na chapa vencedora os vereadores Antonio Marcos, Celio Roberto-SDD, Adonias-PSD, Franklin- PCdoB, José Nivaldo- Beto de Eni- SDD e  Júnior Valóis (Juninho).
A chapa vencedora contou com Célio Roberto Silva Brito para presidente, Franklin Santana para vice, Adonias Alves para 1º Secretário, e Luiz Valdoberto Carneiro para 2º Secretário. Alem destes nomes, votaram na chapa vencedora também os vereadores José Nivaldo Carneiro, Antonio Marcos Oliveira Silva e José Antonio Brito Júnior.
A chapa da situação foi formada por Gionério Avelino de Santana (Presidente), José Silvestre Nunes da Silva (vice), Adelson Ferreira Soares (1º Secretário), e Catarina Roma (2º Secretário). A chapa também recebeu os votos dos vereadores Francisco Xavier S. Menezes e Clécia Ferreira.
Para a vereadora Catarina Roma-PDT que também compôs a chapa derrotada, o resultado já era anunciado, visto que ela mesma disse ter liderado a ideia de formar outra chapa, simplesmente, para não repetirem o erro da eleição anterior com abstenções de votos ou errar votando na outra opção: o vereador licenciado, Carlos Matos-DEM. “Entendemos que formando uma chapa estaríamos justificando em alguém o nosso voto, a eleição foi democrática e estou satisfeita porque votei consciente na chapa que compomos”, disse Roma .
Rejeição ao nome do vereador licenciado Carlos Matos: reflexo da relação que mantém com os vereadores da base
Questionada sobre a possibilidade da base da atual gestão ter perdido a oportunidade de fazer a presidência da Casa, Catarina respondeu que a gestão deixou para articular isto muito tarde, “além disso, o nome dos olhos da gestora Tânia Matos era Carlos Matos, mas não era o nosso. Desde o início eu e outros colegas já havíamos sinalizado que não votaríamos em Carlinhos, acho que ele se precipitou com determinados posicionamentos e o resultado tá aí, concluiu Catarina.
De acordo com o vereador Xavier-DEM  a eleição foi normal, “o resultado já era esperado”, disse, e em seguida se aproximou dos vereadores Adonias e Célio Roberto, em que, entre risos, trocou algumas palavras ao pé do ouvido.
“Esta eleição foi boa, acredito que Celinho irá fazer um ótimo trabalho, fico orgulhoso pela derrota da chapa da situação, disse da plateia, o senhor Paulo Roberto, atribuindo à  chapa derrotada como a chapa da gestão Tânia Matos.
O cidadão estancou sua “desinformação”, pois segundo os vereadores que formaram a chapa encabeçada pelo vereador Antonio Gionério  (Nem de Aureliano) ela  foi formada pela base e apoiada pelo vereador Adelson Ferreira- PT (dissidente da base), porém imposta e a contra gosto da prefeita Tânia Matos e do Secretário de Finanças Carlos Matos que sinalizou através da gestora sua vontade em retornar à Casa da Cidadania como presidente, portanto, não representou a situação.
“Colegas” trocam elogios entre si e parabenizam o novo presidente
“Quero parabenizar à nova presidência e agradecer aos colegas que votaram na chapa que apoiamos. Embora não fazemos mais parte da base da atual gestão, apoiamos a chapa composta por colegas que  ainda continuam apoiando este governo.
Votei, apoiei e compus a chapa porque tivemos o nome do vereador Nem de Aureliano, caso contrário, se fosse o nome do vereador Carlos Matos como queria a prefeita, não votaríamos, desabafou o vereador Adelson, dando prova, mais uma vez, do péssimo  relacionamento que o vereador licenciado, Carlos Matos, mantém com os seus colegas da base.
De acordo com as explicações dos vereadores que compuseram a chapa derrotada, a formação de outra chapa foi uma válvula de escape para não votarem no nome apoiado pela prefeita.
“Apoiei a chapa, mas quero deixar claro que não apoio mais a atual gestão, desde que anunciei minha saída  confesso que tirei um fardo de minhas costas.  Lutei como muitos para ver as mudanças acontecerem, fui ignorado por muitas vezes quando quis colaborar, não era ouvido. Não aprovo o que está acontecendo, não aprovo três secretários de Saúde respondendo por erros que não provocaram. A ex Secretária Rose Meire disse aqui na plenária que apenas assinava, deixando a certeza de que estes recursos eram geridos por Deus sabe quem”, desabafa o vereador sob fortes aplausos.
“Mas espero que este governo valorize mais as pessoas, pois um governo não vive só de obras, nem muito menos de obras do governo estadual e federal, mas, acima de tudo, de valorização de pessoas”, continuou Adelson.
Ele ainda rebateu algumas críticas ao seu mandato e a sua pessoa, segundo ele, desrespeitosa, porém ele entende, pois são críticas destiladas por locutores pagos pelo executivo municipal.
Após a fala do vereador Adelson, falaram os vereadores Zil de Barreiros, Nem de Aureliano, Adonias e outros.
A vereadora Ana Clécia-PDT desabafou sobre a sua situação instável de vereadora suplente, e que por vezes, pensou que não estaria na votação de hoje. Declarou em seguida sua admiração ao vereador Adelson.
“Quero primeiro parabenizar ao vereador Adelson pela sua fala, sei de sua luta e seu caráter,  dizer que sua fala  me trouxe muitas  reflexões e algumas  certezas. Deus prepara tudo, e se hoje estou aqui é porque assim ele quis” lembrou Clécia com uma fala bastante ponderada.
O vereador Zil pediu ao novo presidente que o cargo seja assumido com bastante diplomacia, pois assim como a prefeita irá precisar da Casa a Casa também precisará da prefeita.
“A eleição foi democrática, estamos felizes também por isso, se a nossa chapa vencesse talvez estaríamos ouvindo comentários indesejáveis, mas venceu a democracia”, disse Zil.
Depois da votação para presidente, a Câmara  também fechou os trabalhos de 2014, agora só depois dos festejos de fim de ano.
Por Laura Ferreira

Relacionadas Matérias

Vice-prefeito Marquinhos e a missão de buscar benefícios para Coité junto ao Estado. Prefeito Marcelo (UB) nunca esteve em ato do Governo da Bahia

Vice-prefeito Marquinhos e a missão de buscar benefícios para Coité junto ao Estado. Prefeito Marcelo (UB) nunca esteve em ato do Governo da Bahia

3 de julho de 2025
Militância petista vai às urnas neste domingo (6) para escolher novos representantes

Militância petista vai às urnas neste domingo (6) para escolher novos representantes

3 de julho de 2025
Próxima

Em 'ataque de fúria', adolescente fere 5 pessoas e é morto por PM em Minas Gerais

+ LIDAS

  • Empresário perde R$ 120 mil em assalto após saque em cooperativa de crédito no centro de Coité

    Empresário perde R$ 120 mil em assalto após saque em cooperativa de crédito no centro de Coité

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Comerciante fica ferido em colisão envolvendo moto e carro em estrada vicinal de Salgadália

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Colisão envolvendo carro e moto deixa motociclista gravemente ferido – Vídeo

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Homem é baleado enquanto pedalava bicicleta na zona rural de Riachão do Jacuípe

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Jovem médica valentense se destaca no cuidado com crianças cardiopatas em hospitais de referência na Bahia

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0

Calila Noticias

A notícia que você ouve e lê.

Editorias

  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais
  • Bahia
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Colunas
  • Geral
  • Eventos
  • Loterias

Municípios

  • Amargosa
  • Amélia Rodrigues
  • Araci
  • Baixa Grande
  • Barrocas
  • Cansanção
  • Conceição do Coité
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Queimadas
  • Ribeira do Pombal
  • Santa Bárbara
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Capim Grosso
  • Euclides da Cunha
  • Ichu
  • Itaberaba
  • Itiuba
  • Jacobina
  • Inicial
  • Editorias
  • Municípios
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2018 Calila Notícias. Todos os Direitos Reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2020 Calilanoticias.com - A notícia que você ouve e lê.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In