A Câmara Municipal de Riachão do Jacuípe iniciou nesta quinta-feira (02) os trabalhos da nova legislatura para os próximos quatro anos. A abertura foi coordenada pelo presidente Antonio Marcos Oliveira Silva (PP), conhecido popularmente por Marquinho Leão, que chega a presidência da casa pela 5ª vez. A mesa Diretora conta ainda Adonias Alves dos Santos (PSD), conhecido por Adonias de Barreiros, como vice-presidente, Robson Rogério de Almeida Souza (PP) ‘Robinho’, como primeiro secretário e Nilton de Oliveira Vieira (PSD) ‘Nilton da Chapada’, segundo secretário.
Os demais vereadores que terão a missão de legislar e fiscalizar o executivo são: Beto de Eny (SD), Ninho Motoboy e Lucas Willian ambos do PSB, Zil de Barreiros (PTB),, Toninho da Cti (PSC), Nem de Aureliano (PDT), Franklin Santana (PCdoB), Catarina do Hospital (PDT), Eliseu do Ponto Novo (PSD). O ato contou com a presença ainda do prefeito José Ramiro Ferreira Filho “Zé Filho” (PSD) seu vice Catarino da Loja (PP), secretários, autoridades civis e militar. O presidente Marquinho Leão abriu os trabalhos franqueando a palavra para os vereadores, prefeito e vice, após seguir o rito da leitura de um Salmo, e os hinos nacional e municipal.
Os edis assim como na posse se comprometeram para trabalhar para um Riachão cada vez melhor, muitos prometeram votar e indicar projetos que sejam em favor do povo, assim seguiu o raciocínio do prefeito Zé Filho que segundo ele não vai ‘brincar de governar’, que não vai colocar seu governo a disposição de secretários ou vereadores, e sim pela coletividade, pois, “assim penso que deve agir o prefeito, está em todos os cantos do município ouvindo as pessoas e procurando solucionar os problemas.
Zé Filho aproveitou para fazer um balanço de quatro semanas de governo e prometeu se empenhar ao máximo com todo sua equipe de trabalho para segundo ele organizar a cidade. Tendo sido presidente da Câmara por oito anos, inclusive em 1991 quando foi o presidente mais novo do Brasil com apenas 23 anos, disse que transformou aquela casa e está disposto a realizar uma grande parceria com o presidente Marquinho e em breve construir uma nova sede, pois, o espaço está muito restrito e a população de Riachão cumpre o dever de cidadão quando vai aquele casa ouvir as discussões de seu interesse.
Marquinho ainda comemora a escolha do seu nome para presidir pela quinta vez e atribuiu essa conquista a forma como trata cada colega e vai tentar manter a harmonia para que a população de Riachão saia beneficiada. Marcos disse que já nesta sexta-feira, 03, estará abrindo licitação para aquisição de um carro para servir o legislativo e segundo ele haverá um edital de leilão para a atual sede e os recursos serão destinados a construção da nova sede.
A sessão solene terminou por volta das 11h20, foi solicitado um intervalo de 10 minutos, para discutir a primeira pauta da Sessão Ordinária, quando foi discutido Projeto de Lei, indicações e Moção de Aplausos.
Redação CN