O Bahia mostrou porque foi uma das piores equipes do segundo turno do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira, 05, quando enfrentou o Vasco na Arena Fonte em jogo válido pela penúltima rodada da competição do ano 2019 e não passou do empate em 1 a 1.
O empate em si já seria frustrante, afinal a única vitória em casa no segundo turno foi o 2 a 1 sobre o Botafogo em jogo válido pela segunda rodada do returno dia 25 de setembro. O vexame não foi maior porque conseguiu três vitórias longe de Salvador contra Avaí, Grêmio e CSA.
O jogo
O Bahia, dono da casa, começou a partida tentando pressionar o Vasco e aproveitando os vacilos dos volantes adversários. Richard, Raul e Andrey não conseguiam proteger bem a zaga. O Tricolor, porém, errava o último passe e não chegava com perigo. Até que Ricardo cometeu pênalti em Gilberto, que cobrou, foi expulso e facilitou a vida do Bahia. Antes, teve uma penalidade do Cruz-Maltino anulada pelo VAR.
Segundo tempo
Mesmo com um a menos, o Vasco voltou bem para a etapa final. O técnico Vanderlei Luxemburgo promoveu as entradas de Fellipe Bastos e Marcos Júnior, e o volante Richard virou zagueiro. Com Marrony sozinho no ataque, o Cruz-Maltino não conseguia ter a posse de bola, mas também não sofria. Quando o empate já parecia estar próximo, Arthur Caíke que entrou no lugar de Élber aos 24 min ele que sempre ajudou no jogo de hoje prejudicou, duas vezes que participou das jogas em apenas 12 minutos em campo cometeu duas faltas e recebeu dois amarelos e foi expulso aos 36, o Vasco aquela altura era melhor em campo e soube aproveitar chegando ao empate 3 minutos depois. Após belo passe de Gabriel Pec pela esquerda Marrony chegou batendo de primeira no contra-pé do goleiro Douglas e empatou.
O Bahia poderia ter voltado a nona posição com os tropeços de Fortaleza e Goiás, mas terminou a rodada em 11º com 49 pontos, mesma pontuação do Goiás que foi goleado por 5 a 1 para o Palmeiras. O Esmeraldino tem a vantagem de duas vitórias a mais.
O Tricolor baiano ainda pode retornar para nono, posição onde esteve a maior parte do segundo turno, mas para isso precisa vencer o embalado Fortaleza no Castelão. O Leão do Pici tem 50 pontos.
Já o Vasco chegou a 48 pontos e caiu para 13º. Assim como o Bahia o Vasco está garantido na Sul-Americana.