O Jacuipense venceu o CSE neste domingo por 2 a 1, em Riachão de Jacuipe, com um gol aos 50 minutos do segundo tempo. De pênalti, o atacante Welder balançou a rede e garantiu a classificação do time baiano para a segunda fase da Série D. Assim, ultrapassou o Santa Cruz e chegou a 21 pontos no Grupo 4, assumindo a terceira colocação.
No primeiro tempo, Welder passou por dois, em diagonal, e finalizou para abrir o placar para o Jacuipense, aos cinco minutos. Aos, 17, Luizinho aproveitou um rebote do goleiro Mota e deixou tudo igual. Os minutos finais foram marcados por muita emoção, o CSE em um contra-ataque mandou a bola na trave, perdendo a chance da virada que poderia custar a classificação do Jacupa, mas na jogada seguinte um jogador do time alagoano cometeu pênalti. Welder artilheiro do time marcou e comandou a festa do Jacupa no Estádio Eliel Martins.
O Leão Grená alcançou a classificação antecipada, tendo somado a maior parte da pontuação atuando fora de casa, chegou a 21 pontos, 5 vitórias, sendo 2 em casa e 3 fora e seis empates, 4 em casa e dois fora, além de duas derrotas uma em casa e outra fora.
No próximo sábado, 16, o Jacuipense enfrenta o Sergipe, às 16h, em Aracaju, na última rodada da primeira fase. Vale uma melhor posição na chave podendo chegar até a liderança, mas vai depender de uma combinação de resultados. O CSE se despede da competição em Palmeira dos Índios, também no sábado, com a Juazeirense, às 16h.
No Grupo 4 onde está o Jacuipense, atualmente tem o Lagarto com 24 pontos na liderança, 24 pontos, ASA de Arapiraca na segunda colocação com 22, e Jacuipense em terceiro com 21. A última vaga vai ser definida na última roda, estaria classificado hoje o Santa Cruz na quarta colocação com 18 pontos. A Cobra Coral recebe o Lagarto, quem ainda tem chance de tirar o Santa é a Juazeirense que tem 16 pontos e vai jogar fora de casa contra o CSE.
A situação do Cancão de fogo não é confortável, precisa vencer o time alagoano com pelo menos 4 gols de diferença para zerar o saldo negativo e torcer pela derrota do Santa.
Regulamento
Ao todo, 64 equipes participam desta edição do torneio. Os times estão divididos em oito grupos com oito times em cada. Avançam para a próxima fase os quatro melhores de cada chave. Em seguida, se inicia o mata-mata.
Sempre, o primeiro colocado de um grupo enfrentará o quarto de uma chave diferente, enquanto o segundo colocado pegará o terceiro, também de grupos diferentes. Estes confrontos serão de ida e volta, com mando de campo da equipe melhor classificada na fase anterior.
O modelo se manterá desta maneira até a grande decisão, mas vale lembrar que quem chegar às semifinais já garantirá automaticamente o acesso à Série C.
Redação CN | ge