O Carnarua como foi ‘batizado’ o Carnaval de Nova Fátima município do território da Bacia do Jacuípe terminou nas primeiras horas deste domingo, 18, e sem dúvida foi o maior de todos, inclusive contou com a presença de Jerônimo Rodrigues que deixou sua marca como o primeiro governador a participar de festa que tem apenas 12 anos de criada.
A folia momesca foi marcada também com o início da disputa política, afinal 6 de outubro tem eleições municipais e a presença do governador serviu como um ‘aperetivo’ a mais para as lideranças de Nova Fátima e de cidades vizinhas que foram apertar a mão do chefe do executivo baiano e tirar aquela foto para publicar em redes sociais, muitos aproveitaram para fazer isso no momento da aterrizagem do helicóptero no campo de futebol um espaço privado as margens da BR 324 às 16h45 min.
Como acontece tradicionalmente o prefeito do município acompanha o governador e nosso caso de Adriano de Rosalvo (PP) que está concluindo o seu mandato de oito anos, programou uma parada no estádio municipal onde ele pretende conseguir junto ao Governo do Estado a colocação de um gramado sintético. Adriano pediu também ao governador a pavimentação de algumas ruas.
Após passar pelo estádio a comitiva seguiu para o centro da cidade onde grupos de fantasias se apresentavam em frente a sede da Prefeitura e depois seguiu para avenida para acompanhar a passagem dos trios.
Além do governador e o prefeito Adriano, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD), Assis Porto pré-candidato a prefeito apoiado pelo grupo do prefeito e demais lideranças locais e regionais percorreram todo circuito cumprimento foliões e teve um momento da passagem do trio que os políticos tiraram os pés do chão. Veja o vídeo
Governador Jerônimo cai na Folia no Carnarua de Nova Fátima pic.twitter.com/38KhB8jRI3
— Calila Notícias (@calilanoticias) February 18, 2024
O governador Jerônimo Rodrigues não concedeu entrevista como acontece em eventos oficiais, respondeu breves perguntas aos repórteres ainda no meio da folia, porém em sua página do Insatgram escreveu:
O deputado Alex da Piatã também usou o Insta para falar da festa
O prefeito Adriano de Rosalvo disse ao Calila Notícias que o Carnarua foi criado por um grupo de jovens que realizava apenas uma brincadeira há 12 anos, com marchinhas tocadas numa Rural (veículo antigo) e nos primeiros anos realizavam sem apoio do poder público. “Quando assumi em 2017 comecei apoiar, mandamos um projeto para Câmara que foi aprovado, se tornou lei e a parti dali começou a crescer, passamos a investir em estrutura e contratação de trios, é o terceiro ano com trios na avenida e temos a honrar de receber este ano o governador da Bahia”, disse o prefeito.
O Carnarua sempre aconteceu uma semana antes do Carnaval de Salvador, e este ano pela primeira vez aconteceu depois, segundo o gestor fica um calendário flexivel, podendo aconter antes ou depois do carnval de Salvador.
Aguarde reportagem sobre os batidores políticos de Nova Fátima e região