A equipe de voluntários da Brigada Anjos da Caatinga foi acionada por volta das 23h45 de sexta-feira, (9), para atender a um acidente envolvendo motociclistas e um animal solto na pista, na rodovia BA-412, trecho que liga a BR-324 ao distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe.
O socorrista Diego Sandes disse ao Calila Noticias que ao chegar no local encontrou duas vítimas ao solo, após colisões distintas, mas em sequência, contra a mesma vaca.
A primeira vítima identificada foi Marcos Evangelista Cirqueira de Jesus, de 46 anos. Ele foi encontrado em decúbito dorsal (deitado de barriga para cima), consciente, orientado e responsivo aos comandos verbais. Segundo a equipe de resgate, Marcos utilizava capacete no momento do acidente, mas já se encontrava sem o equipamento quando os socorristas chegaram.
Ele apresentava dor torácica, suspeita de fratura no ombro esquerdo e um ferimento corto-contuso no hálux (dedão) do pé esquerdo. Após o atendimento pré-hospitalar, Marcos foi encaminhado para uma unidade de saúde em Nova Fátima para avaliação médica.
A segunda vítima, Givaldo Cunha Santos, de 24 anos, foi encontrada em decúbito lateral, também consciente e responsivo. A equipe suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE), fraturas nos membros superiores, múltiplas escoriações e corte no queixo. Givaldo não utilizava capacete no momento da colisão e apresentava odor etílico. Ele também foi levado para o Hospital de Nova Fátima.
De acordo com a Brigada Anjos da Caatinga, os acidentes ocorreram com poucos minutos de diferença, no mesmo ponto da via, onde o animal ainda se encontrava solto. Marcos foi o primeiro a colidir a moto que resultou na morte da vaca, munutos depois Givaldo atingiu o mesmo animal.
O caso levanta novamente o alerta sobre o risco de animais soltos em vias públicas, sobretudo em trechos de rodovia mal iluminados. A presença da vaca na pista foi o fator determinante para os dois acidentes registrados.
Este video abaixo foi registrado na manhã deste sábado, 10, no mesmo trecho do acidente.