O índice de acidentes envolvendo motocicletas no Brasil tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos, tornando-se uma grave preocupação de saúde pública e segurança viária.
Segundo apuração do Calila Notícias junto ao Ministério da Saúde, em 2023 o país registrou 13.477 mortes de motociclistas em sinistros de trânsito — uma média de aproximadamente 37 óbitos por dia. O número supera a média de 33 mortes diárias registrada entre os anos de 2012 e 2021, de acordo com dados do DataSUS. A cada 39 minutos, um motociclista perde a vida no trânsito brasileiro, evidenciando a gravidade da situação.
Para se ter uma ideia da frequência desses acidentes, em Conceição do Coité em menos de 5 horas do sábado (10), entre 14h e 18h50, a Brigada Voluntária Águia Resgate foi acionada para atender a três ocorrências envolvendo motocicletas. Felizmente, nenhum óbito foi registrado.

O primeiro atendimento ocorreu por volta das 14h, na BA-409, saída Coité–Serrinha, cerca de 200 metros do acesso ao Conjunto Habitacional Cidade Jardim, próximo à base do SAMU. Givaldo de Jesus Silva, 53 anos, perdeu o controle da motocicleta e caiu (veja o momento).
Ver essa foto no Instagram
Ele foi encontrado desorientado, com escoriações pelo corpo, rosto e mãos. Após receber os primeiros socorros no local, foi encaminhado à emergência do Hospital Português – Unidade Regional de Coité.

O segundo chamado ocorreu às 16h20, também na BA-409, já no perímetro urbano da cidade, entre o contorno de acesso à BA-411 (Salgadália) e o escritório da MSI Internet. Um motociclista identificado como Vinícius de Oliveira Lima foi atingido por um carro que teria feito uma conversão à esquerda sem sinalizar. Ele foi arremessado, mas permaneceu consciente, orientado e aguardando socorro, com escoriações e queixas de dores no tórax, além de suspeita de fratura em um dos braços. O acidente foi registrado por câmeras de segurança de um imóvel próximo. Vinícius também foi encaminhado para o Hospital Português.

O terceiro atendimento foi às 18h50, na BA-120, trecho entre Coité e Retirolândia, logo após a entrada do Áqua Show. Juscelino da Silva Alves, 40 anos, teve a motocicleta atingida na traseira por um carro, cujo condutor fugiu do local sem prestar socorro. Juscelino foi encontrado consciente, mas com escoriações nos membros superiores e inferiores. Assim como os demais, ele foi levado para o Hospital Português. Todas as informações foram repassadas ao Calila Notícias por Gildo Carneiro, comandante da Brigada Águia Resgate e motorista de uma das ambulâncias.
Vale ressaltar que na sexta-feira a noite o Águia prestou socorro a vítima de acidente de moto, antes disso, na quarta, foram duas.
Acidentes com vítimas fatais na região

Ainda no sábado, dois acidentes trágicos envolvendo motocicletas foram registrados na região.
Pela manhã, por volta das 8h, na estrada vicinal que liga a sede do município de Valente ao povoado Valilândia, duas mulheres — primas, de 46 e 59 anos — morreram na hora após colisão frontal entre a motocicleta em que estavam e um Fiat Strada.
O segundo acidente fatal aconteceu no fim da noite, na zona rural de Serrinha. Um jovem morreu e outro ficou ferido após a motocicleta em que estavam colidir contra um poste de rede elétrica.
Esses dados e ocorrências reforçam a necessidade de atenção redobrada no trânsito, campanhas educativas e políticas públicas de prevenção para reduzir o número de vítimas, especialmente entre os motociclistas — uma das categorias mais vulneráveis nas vias brasileiras.