O município de Tucano no território do sisal, recebeu recentemente a visita do arqueólogo Alex Colpas, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que realizou a catalogação de quatro sítios arqueológicos localizados na região. Dois deles apresentam pinturas rupestres e os outros dois, gravuras rupestres, reforçando a importância histórica e cultural do território tucanense.

Durante sua estadia, Alex Colpas também esteve nas escolas Colégio Estadual de Tempo Integral de Tucano e Escola Municipal Professora Zélia de Brito, promovendo uma importante aproximação entre o patrimônio arqueológico e a comunidade escolar, com ações de educação patrimonial e valorização da identidade local.
O arqueólogo reuniu-se ainda com o vice-prefeito e secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Robson Ferreira. Na ocasião, foram discutidas estratégias de preservação dos sítios arqueológicos e propostas de uso consciente para visitação, com o objetivo de impulsionar o turismo sustentável em Tucano e em Caldas do Jorro.
A presença do IPHAN e a atuação articulada entre poder público e comunidade reafirmam o potencial histórico e turístico de Tucano, além da necessidade contínua de proteção e valorização do patrimônio cultural da região.