Mais um pedido de empréstimo do governador Jerônimo Rodrigues (PT), dessa vez no valor de R$ 600 milhões, foi aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta terça-feira (6). Esse é o 16º empréstimo pedido pelo governador a ser autorizado pela Casa.
A operação de crédito aprovada no Projeto de Lei 25.741/2025 autoriza o governador a pedir os recursos na Caixa Econômica Federal (CEF), com garantia da União. O valor deve ser destinado a investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana.
Segundo o Correio, com maioria na Casa, o governo não teve dificuldade em aprovar a proposta. No entanto, parlamentares da oposição criticaram o novo pedido e manifestaram preocupação com o volume de empréstimos contratados por Jerônimo.
“Não sou contra empréstimo. […] Sou contra o excesso, contra o quantitativo de empréstimos que o governo da Bahia tem pedido”, disse o deputado Robinho (União Brasil).
Em apenas dois anos e quatro meses de gestão, o governador fez 18 pedidos de empréstimo. No último dia 23, Jerônimo pediu autorização para dois outros empréstimos que juntos somavam o montante de R$ 4,5 bilhões, esses dois ainda não foram votados.