A Micareta de Feira de Santana, considerada o maior Carnaval fora de época do Brasil, pode passar a ser realizada em novembro a partir de 2026. A possibilidade foi divulgada pelo prefeito José Ronaldo (União), nesta quinta-feira (8), durante entrevista à imprensa.
Segundo o gestor, a possibilidade será discutida nos próximos dias com representantes de diversos setores ligados à organização e realização do evento.
“A micareta foi criada por uma razão histórica que todos sabem: acontecia na mesma data do Carnaval e mudou porque choveu muito naquele ano, sendo então transferida para abril. Assim nasceu o primeiro Carnaval fora de época do Brasil. Este ano foi de 1º a 4 de maio, porque 18 de abril coincidiu com a Semana Santa”, explicou José Ronaldo.

De acordo com ele, a nova mudança passou a ser considerada para evitar transtornos provocados pela chuva que costuma atingir a cidade no outono. Além disso, outro fator que contribui para o ajuste no calendário é o tempo para o planejamento.
“Coloquei novembro como ponto de partida. Acho uma boa data, mas vamos debater. Em novembro, há tempo da prefeitura respirar um pouco, realizar outras festas como o São João e o São Pedro, e ainda planejar uma micareta cada vez melhor”.
A decisão final sobre a nova data deve ser tomada até julho. A intenção, segundo o prefeito, é garantir mais tempo para captação de patrocínios. “Eu preciso ter uma empresa contratada para buscar patrocínios para 2026, 2027 e 2028. Não podemos mais fazer isso faltando 30 dias para uma festa”, completou.
Para o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, a mudança pode fortalecer ainda mais a festa. “Temos a oportunidade de ampliar o alcance da micareta e consolidar Feira como um dos grandes polos de eventos do Brasil. Novembro oferece uma janela estratégica, com menos concorrência de grandes festas e mais chance de atrair turistas e patrocinadores”, defendeu o político.
Neste ano, a Micareta de Feira ocorreu de 1º a 4 de maio e teve ainda um arrastão comandado pelo cantor Thiago Aquino e pela banda Timbalada na última segunda (5). A festa também teve eventos de abertura, como os shows de BaianaSystem e Rachel Reis na Praça da Matriz.
Durante os dias de evento, mais de um milhão de foliões participaram da festa, que reuniu grandes nomes da música baiana, como Bell Marques, Leo Santana e Claudia Leitte, além de blocos tradicionais e diversas atrações culturais, movimentando a economia da cidade.