Bahia e América de Cali empataram sem gols o jogo de ida do playoff da Copa Sul-Americana, disputado na noite desta terça-feira, 15, na Arena Fonte Nova. Rogério Ceni preservou boa parte do time titular e mandou para campo uma escalação alternativa que foi suficiente para não sofrer sustos, mas não teve forças para superar a boa marcação colombiana. A decisão da vaga nas oitavas de final fica para a semana que vem, na Colômbia, onde o Esquadrão não vai poder contar com Everton Ribeiro, que entrou no segundo tempo e foi expulso nos minutos finais.
Primeiro tempo
O Bahia assumiu o comando do jogo desde o início, mas encontrou um América de Cali bem organizado defensivamente e teve dificuldade para transformar a posse de bola em chances reais de gol. Os goleiros praticamente não trabalharam nos primeiros 45 minutos, e o momento de maior emoção foi quando o árbitro de vídeo analisou, e o de campo descartou um possível pênalti para o Bahia após toque da bola no braço de Castillo dentro da área.
Segundo tempo
Rogério Ceni voltou do intervalo com Kayky no lugar de Rodrigo Nestor, mas o jogo só esquentou mesmo a partir dos 13 minutos, quando o treinador colocou três jogadores com status de titular no elenco: Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Ademir. Aos 25 minutos Ademir puxou contra-ataque e Kayky acertou a trave. O Tricolor se manteve no campo de ataque até o minuto final, mas não conseguiu balançar as redes da Arena Fonte Nova. Para piorar o cenário, o Esquadrão viu Everton Ribeiro ser expulso nos minutos finais e não vai contar com o camisa 10 no jogo da volta. Nos acréscimos, Cavadia também recebeu cartão vermelho.
Agenda
O Bahia volta para campo na tarde deste sábado, quando enfrenta o Fortaleza na abertura da 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para o Castelão, onde a bola começa a rolar a partir das 16h (de Brasília). Já o jogo de volta contra o América de Cali será na próxima terça-feira, no Estádio Pascual Guerrero, a partir das 21h30 (de Brasília).