Os candidatos que conquistaram as 20.440 vagas para os 42 cursos técnicos de nível médio subsequente, oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), já podem conferir seus nomes no Portal da Educação (www.ba.gov.br/educacao). O resultado foi divulgado através de sorteio eletrônico, realizado nesta sexta-feira (4), no Auditório da SEC, no Centro Administrativo. Ao todo, 42.375 pessoas concorreram.
Voltadas, principalmente, para quem concluiu o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas, as vagas ofertadas estão distribuídas em 254 escolas de 180 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. A iniciativa da SEC integra a política de expansão da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual.
Os sorteados deverão se matricular nos dias 14 e 15 de julho, diretamente nas unidades escolares para as quais se inscreveram. Documentos como RG, CPF, histórico escolar, comprovante de residência e carteira de vacinação atualizada são alguns dos documentos exigidos para efetivar a matrícula. As aulas têm início no próximo dia 23 de julho.

Os cursos técnicos são voltados para quem concluiu o Ensino Médio e busca qualificação profissional, abrangendo diversas áreas, como Administração, Finanças, Recursos Humanos, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Desenvolvimento de Sistemas e Serviços Jurídicos.
Marco na Educação Profissional da Bahia
O superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal, ressalta que a iniciativa é um marco para a Educação Profissional na Bahia, que, este ano, alcança 615 unidades escolares de todo o Estado. “Chegamos ao processo seletivo dos cursos subsequentes com mais de 42 mil candidatos inscritos e para um total de mais de 20 mil vagas. Isso consolida a Educação Profissional na forma subsequente em todos os municípios da Bahia”.
Essa forma subsequente, destaca o gestor, tem um diferencial “por se aproximar mais da realidade dos arranjos produtivos locais dos territórios de identidade. Isso faz com que os cursos sejam vocacionados às demandas dos municípios, sejam nas áreas comercial, agrícola, industrial, de serviços ou de negócios”.
O sorteio eletrônico contou com a presença do procurador da Procuradoria Geral do Estado, Walsimar dos Santos Brandão; o gerente de Auditoria do Tribunal de Contas da Bahia (TCA-BA), Emerson de Oliveira Araújo; e a coordenadora de Defensoria Pública Especializada da Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Defensoria Pública Geral do Estado da Bahia, Maria Carmen Novaes. Em caso de dúvidas sobre o processo de matrícula, os candidatos podem contatar a SEC pelo e-mail: sorteioeletronico.suprot@