A Secretária de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA) atualizou os números relacionados a Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nos 417 municípios do estado, e mostra o total de 2.069 mortes violentas, sendo três mortes por indícios de Excludentes de Ilicitude: Quando o agente pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias. Legítima defesa: Quando o agente, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.
1 Homicídio em presídio
2 Homicídios Dolosos de trânsito
38 Latrocínios (roubo seguido de morte)
40 Lesão Corporal seguido de morte
52 Feminicídios
1.959 Homicídios Dolosos,
Total 2.069.
O Calila Notícias fez o levantamento nos outros 19 municípios que compõem o Território do Sisal. Segundo os dados da SSP, sete municípios não registraram nenhum crime violento nos seis primeiros meses do ano: Barrocas, Cansanção, Ichu, Lamarão, Nordestina, Teofilândia e Valente. Os outros 13 registram juntos 52 mortes violentas.
Serrinha, o município mais populoso da região, lidera o ranking com 14 ocorrências, sendo 12 homicídios dolosos e 2 feminicídios. Em seguida aparece Santaluz, com 7 casos – 6 homicídios dolosos e 1 por lesão corporal seguida de morte.
Nenhum dos municípios do Território do Sisal teve registro de mortes com indícios de excludente de ilicitude, dentro de presídios ou latrocínio neste primeiro semestre.
Veja os números
-
Araci – 4 homicídios dolosos
-
Barrocas – 0
-
Biritinga – 1 homicídio doloso
-
Candeal – 4 homicídios dolosos
-
Cansanção – 0
-
Conceição do Coité – 3 homicídios dolosos
-
Ichu – 0
-
Itiúba – 5 homicídios dolosos
-
Lamarão – 0
-
Monte Santo – 3 homicídios dolosos
-
Nordestina – 0
-
Queimadas – 3 (sendo 1 feminicídio e 2 homicídios dolosos)
-
Quijingue – 3 homicídios dolosos
-
Retirolândia – 1 homicídio doloso
-
Santaluz – 7 (6 homicídios dolosos e 1 lesão corporal seguida de morte)
-
São Domingos – 2 homicídios dolosos
-
Serrinha – 14 (12 homicídios dolosos e 2 feminicídios)
-
Teofilândia – 0
-
Tucano – 2 (1 homicídio doloso e 1 por lesão corporal seguida de morte)
-
Valente – 0