Ao saber que o governador Jerônimo Rodrigues anunciou, no último sábado (9), em Cansanção, a assinatura da ordem de serviço para a recuperação dos 76 km da rodovia que liga Queimadas a Monte Santo, passando por Cansanção, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) que tinha outro compromisso e não teve como adiar para acompanhar o governador, gravou um vídeo de agradecimento.
A obra, orçada em cerca de R$ 80 milhões, terá início no próximo dia 20, com previsão de conclusão para o fim de 2026.
No vídeo, Alex da Piatã destacou que as estradas da região sofreram bastante com as chuvas dos últimos meses, o que agravou os danos e dificultou a execução de obras em outros trechos, como a BA-120 (Coité–Riachão do Jacuípe), BA-120 (Coité–Valente) e BA-409 (Coité–Serrinha).
“Eu não tenho dúvida que a confiança que sempre tivemos nesse governo vamos continuar tendo e, em breve, todo o território do sisal vai estar muito bem trafegável, com as nossas BAs cem por cento recuperadas”, afirmou o deputado.
Segundo a Secretaria de Infraestrura do Estado da Bahia (SEINFRA) na região do Sisal, para melhorar as condições de trafegabilidade na região, vem atuando em conjunto com o Consórcio CONSISAL desde o último mês de julho.
Na BA-409, entre Conceição do Coité e Serrinha, a rodovia está sob a responsabilidade do Consisal, que se encontra com a manutenção em andamento. No mesmo trecho, a Seinfra vem dando suporte com os serviços na região do distrito Bandiaçu. Já na BA-120, as ações de conservação saindo de Retirolândia em direção a Conceição do Coité foram finalizadas na última terça-feira (05) pelo consórcio.
Na ligação entre Retirolândia e Valente, a Seinfra começará os trabalhos na segunda quinzena deste mês de agosto, assim que finalizar a ação na BA-409, na região do distrito de Bandiaçu.
Em outro ponto da BA-120, entre Riachão do Jacuípe e Conceição do Coité, a vida útil do pavimento já foi atingida. Para recuperação do trecho, o projeto será elaborado pela equipe técnica da Seinfra. A manutenção saindo de Conceição do Coité até Riachão do Jacuípe tem a previsão de iniciar até o final do mês de agosto pelo Consórcio Consisal a fim de garantir a trafegabilidade.