Morreu na manhã desta quarta-feira (27), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, Ermes Lopes dos Santos, 58 anos, vítima de um acidente doméstico ocorrido no fim da manhã da última segunda-feira (25). Ele caiu enquanto tentava instalar uma bica em sua residência, localizada na Fazenda Gangorra, a cerca de 6 km da sede de Conceição do Coité.
De acordo com apuração do Calila Notícias, Ermes foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levado consciente para a emergência do Hospital Português – Unidade Regional de Coité, onde recebeu atendimento e permaneceu em observação durante a tarde e início da noite. Apesar de se manter lúcido, a família acreditava que, devido à gravidade da queda e à suspeita de traumatismo craniano encefálico (TCE), seria necessária a transferência para uma unidade hospitalar com mais recursos. O pedido foi atendido e o paciente entrou na regulação ainda na noite de segunda-feira.
“No início da madrugada de terça-feira ele começou a perder os sentidos e já não reconhecia mais ninguém. Entramos em desespero pedindo que a transferência fosse feita logo, mas isso não aconteceu. Apenas à noite, mais de 24 horas depois de regulado, uma UTI móvel chegou, quando o estado de saúde dele já era considerado crítico. Na manhã de hoje, ele sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu”, relatou uma sobrinha ao CN.
O CN conversou também com a esposa da vítima, Noeme Lopes, que confirmou o que a sobrinha falou e acresentou que o médico cardiologista que acompanhava Ermes esteve no hospital e constarou que realmente ele precisava ser transferido urgente. “Houve uma liminar judicial e eles não cumpriraram. O médico plantonista tentava por um lado a transferência, por outro foi negligente por não dar o suporte que a gente estava precisando para enviar logo”, afirmou Noeme.
Ermes deixa esposa e três filhos. Seu pai, pessoa bastante conhecida por ‘Zé Pio’, faleceu vítima de acidente de trânsito há mais de 25 anos.