Em crise depois do 8 a 0 contra o Flamengo e da demissão do treinador Fábio Carille, o Vitória aposta em “reforços caseiros” com o retorno antecipado de jogadores que estavam emprestados a outros clubes para fortalecer o elenco. Ex-pilares e campeões pelo Leão, o zagueiro Camutanga e o volante Dudu serão reintegrados ao elenco depois de empréstimos a Remo e Ponte Preta, nesta ordem.
A ideia da diretoria é ter Camutanga à disposição para jogar já neste domingo, quando o Vitória recebe o Atlético-MG pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O defensor de 31 anos chega a Salvador nesta quarta-feira, e o clube tem pressa para regularizá-lo.
Camutanga é titular no Remo e tem 14 jogos disputados na Série B do Campeonato Brasileiro. Ele chegou a fazer duas partidas pelo Vitória na temporada atual, mas esteve fora de ação por nove meses por causa de ruptura de ligamento do joelho e não recuperou espaço. O empréstimo ao clube paraense teve início em abril e tinha validade até o fim da temporada.
O retorno de Dudu tem relação com o atraso de salário na Ponte Preta. Alguns titulares e até o técnico Alberto Valentim deixaram o clube paulista por esse motivo, e o volante de 26 anos vai seguir o mesmo caminho. Ele recebeu sondagens de outras equipes e treinou normalmente nesta quarta, mas o desfecho será o retorno a Salvador.

O volante vinha sendo titular na Ponte Preta durante a disputa da Série C. Ao todo ele fez 23 jogos, 15 deles como titular, e tem dois gols marcados. Ele sofreu dez cartões amarelos e foi expulso três vezes no período. Antes de defender a Ponte, Dudu também foi emprestado ao Novorizontino em 2024.
Camutanga e Dudu tinham contratos de empréstimos até dezembro deste ano e têm vínculo com o Vitória até o fim de 2026.
O zagueiro vai enfrentar a concorrência do capitão Lucas Halter no setor, além de Zé Marcos, Edu e Neris. Já Dudu vai disputar posição com Ronald, Gabriel Baralhas, Rúben Ismael, Willian Oliveira, Pepê e Ricardo Ryller, além de Wendell, que estreou profissionalmente na goleada sofrida contra o Flamengo.
Passado de títulos e protagonismo
Num passado recente, Camutanga e Dudu foram peças fundamentais em duas conquistas do Vitória. Os dois foram protagonistas nos títulos da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024, mas tiveram os ciclos encerrados por diferentes motivos. O zagueiro sofreu muito fisicamente, enquanto o volante acumulou problemas extra-campo.
Depois de desembarcar em Salvador no início de 2023, Camutanga fez 75 jogos pelo Vitória e marcou seis gols, além de uma assistência. Ele iniciou 74 dessas partidas e foi titular absoluto ao lado de Wagner Leonardo, que hoje defende o Grêmio.
Dudu chegou ao Vitória em julho de 2023 para a disputa do segundo turno da Segunda Divisão daquele ano, fez 43 jogos (40 como titular) e contribuiu uma assistência. Ele foi titular ao lado de Rodrigo Andrade, hoje no Goiás, e Matheuzinho, peça importante no Rubro-Negro até os dias atuais.
CN | Fonte: Globo Esporte