A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), através da Escola do Legislativo, celebrou acordo de cooperação técnica, na tarde desta quinta-feira (11), com a Câmara de Vereadores de Candeal, dentro do Programa Multiplicar de capacitação de profissionais e fomento à criação de escolas do legislativo em câmaras de vereadores. Com a adesão, já são 29 instituições participando, desde o lançamento da iniciativa, no início do mês passado, pela presidente do Parlamento baiano, Ivana Bastos.
O acordo desta quinta-feira foi firmado com as presenças do presidente e do vice-presidente da Câmara de Candeal, respectivamente vereadores Adriano Nere (Avante) e Zezinho Crente (PT); da diretora administrativa do legislativo local, Dalila Brito; além do presidente do PT de Candeal, Givanildo Braz; e do assessor e professor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Uefs, Clodoaldo Paixão.
Após a assinatura do acordo, a diretora da Escola do Legislativo, Fernanda Guedes, trouxe algumas experiências da Escola do Legislativo na ALBA para inspirar os edis, como o programa A Escola e o Legislativo, que recepciona estudantes para conhecer as atividades da Casa e promover sua participação cidadã; e o projeto Deputado Jovem Baiano, que estimula o protagonismo juvenil na política. Também entregou uma coleção de livros, publicações destinadas a crianças e adolescentes, entre as quais a Constituição Federal, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o Estatuto de Igualdade Racial, todos escritos com uma linguagem mais lúdica e acessível.
“É um prazer agregar a Câmara de Candeal ao nosso programa Multiplicar, uma iniciativa para promover a educação legislativa pelo interior do estado, levando todo ‘know-how’ que temos para as câmaras. Hoje, a Escola do Legislativo aumenta a sua rede de apoio para poder chegar ao maior número de municípios. Então, a Câmara de Candeal pode contar com a gente para todos os programas, não só a capacitação, mas também projetos de educação cidadã”, afirmou Fernanda Guedes.
Segundo o presidente do Legislativo local, Adriano Nere, os vereadores e assessores da Câmara de Candeal já fizeram algumas capacitações pelo programa Multiplicar, no formato de EAD. “É uma imensa satisfação, hoje nós saímos daqui com um grande passo para o nosso povo de Candeal, um acordo assinado para levar para dentro da nossa Câmara o desenvolvimento e um conhecimento maior para todos nós”, afirmou o edil.
O maior incentivador do acordo entre a ALBA e a Câmara de Candeal foi o vice-presidente Zezinho Crente, para quem “é motivo de orgulho estar participando hoje, juntamente com o meu presidente da Câmara, que tem nos ajudado muito, e incorporar esse trabalho que vai chegar não só na Casa Legislativa, através de cursos e capacitações, mas também implantar a prática de aproximar os estudantes das nossas atividades e disponibilizar esses livros numa ação de cidadania nas escolas”.
As lideranças agradeceram a diretora Fernanda Guedes e mantiveram contato com a coordenadora do programa, Rosa Eliza Gomes, para as futuras ações do Multiplicar, que encerrou, nesta quinta-feira (11), o curso de Redação Legislativa, Moções e Indicações.
Fonte: Alba