Na tarde de sexta-feira, 24, um forte temporal atingiu o município de Conceição do Coité (BA), provocando acúmulo de água em ruas da zona urbana e em vias vicinais que dão acesso à zona rural.
O Calila Notícias realizou visita na manhã deste sábado, 25, a algumas áreas atingidas e identificou como situação mais crítica a estrada vicinal que liga a rodovia estadual BA‑409 à Fazenda Pinda — ali, a tubulação que deveria fazer o escoamento de um tanque não suportou a força da água acumulada, ficou destruída e tornou a passagem difícil até mesmo para pedestres.

A cada episódio de chuva forte em Conceição do Coité, conforme relatos de moradores e registros locais, é comum que estradas vicinais e algumas vias urbanas fiquem intransitáveis — causada pelo volume de água, pela força do escoamento e pela infraestrutura muitas vezes já comprometida. No caso específico da estrada para a Fazenda Pinda, a tubulação rompeu ou foi carregada pela enxurrada, exacerbou o dano estrutural e deixou a via praticamente bloqueada.

Embora não haja um dado oficial local para o acumulado de chuva nessa janela de tempo (fim da tarde até o início da noite), dados meteorológicos da cidade indicam que, até o dia 24 de outubro, havia sido registrado um acumulado de 39 mm de chuva no mês de outubro de 2025 — valor que corresponde a aproximadamente 156% da média mensal esperada para outubro na cidade. Ainda assim, esse dado não permite afirmar qual foi o volume exato apenas da chuva do temporal citado, tampouco sua intensidade por hora ou pico.

Assista ao vídeo da nossa visita a estrada da Fazenda Pinda
Ver essa foto no Instagram



