Deu Leão baiano na Ilha do Retiro. Precisando vencer para seguir na briga contra o rebaixamento, o Vitória derrotou o Sport por 3 a 1, na noite deste domingo, 23, pela 35ª rodada da Série A. A equipe do técnico Jair Ventura teve início avassalador, abrindo 2 a 0 antes dos 10 minutos de jogo, com Gabriel Baralhas e Cantalapiedra. Os pernambucanos descontaram com Pablo, no que parecia ser um ensaio de reação, mas logo na volta da segunda etapa Renato Kayzer anotou o terceiro do Leão da Barra, dando os contornos finais do resultado.
Primeiro tempo
O Vitória não tomou conhecimento do Sport e partiu para cima do rival desde os primeiros minutos do jogo. Assim, construiu boas chances com Baralha, Cantalapiedra, Erick e Ronald. Tudo isso em menos de 10 minutos de partida. Na outra oportunidade, não desperdiçou. Baralhas finalizou da entrada da área, Luan Cândido tentou tirar de cabeça e acabou enganando Caíque França, que não teve tempo de reagir e evitar o gol. E ainda viria outro do Leão da Barra. Cantalapiedra recebeu lançamento no segundo pau e chutou de primeira para ampliar para os baianos. Sem esboçar reação estando atrás do placar, o Sport teve dificuldades em produzir ofensivamente. Só Léo Pereira que, numa jogada individual, buscou o gol de muito longe, assustando a meta de Thiago Couto. Até que, numa boa trama pela direita, o Sport diminuiu o marcador com Pablo. O centroavante recebeu passe de Matheuzinho, que foi até a linha de fundo e tocou para o camisa 92 bater no canto do arqueiro rubro-negro.
Segundo tempo
Seguindo o roteiro da primeira etapa, o Vitória ampliou a vantagem sobre o Sport nos primeiros minutos da volta para o segundo tempo. Renato Kayzer, que acabara de entrar no lugar de Renzo López, fez boa jogada individual, saindo do lado direito e indo em direção ao gol, até finalizar no canto de Caíque França. A bola resvalou em Rafael Thyere e ajudou a tirar o goleiro do lance. O Leão da Barra continuou querendo mais e teve boas chances com Cantalapiedra, finalizando de longa distância, Camutanga, em cobrança de falta, e Ronald, também de falta, beijando a trave. Mas sem alterações no placar. Sem novo gol, os baianos só administraram a vantagem, não dando chances para o Sport sequer esboçar alguma reação.
O Vitória chega aos 39 pontos e vai dormir tranquilo, fora da zona de rebaixamento do Brasileirão. Os baianos ocupam a 16º posição na classificação e, com o resultado sobre o Sport, põem o Santos no Z-4. Para o Sport nada muda: rebaixado antecipadamente, está consolidado na lanterna, com 17 pontos.
Nesta sexta-feira, o Sport volta ao Brasileiro e enfrenta o Santos, na Vila Belmiro, às 21h30. No dia seguinte, o Vitória recebe o Mirassol, no Barradão, às 16h.



