• Sobre
  • Anuncie Aqui
  • Política de Privacidade
domingo, dezembro 28, 2025
Calila Noticias
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Bahia

Ichu: empresário que virou prefeito vivencia o primeiro ano do segundo mandato com o desafio de superar a si mesmo

“No meu primeiro mandato, a missão foi arrumar a casa. Agora, o desafio é maior: o eleitor não quer desculpa, quer resultado. E eu preciso superar a mim mesmo.”

Por Redação CN
28 de dezembro de 2025
‘Outra cidade’ – Governador Jerônimo visita Ichu e entrega pacote de obras a município transformado pela gestão de José Gonzaga

Gonzaga até 2020 nunca tinha concorrido a cargo político | Foto: Raimundo Mascarenhas

155
VIRAM
FacebookTwittterWhatsapp
0:00
POSTU

Território do Sisal – O prefeito de Ichu, José Gonzaga (PSD), encerra o primeiro ano do seu segundo mandato com um desafio que ele define como o mais complexo da sua trajetória administrativa: superar a si mesmo.

Empresário sem histórico político antes de 2020, Gonzaga entrou na vida pública a pedido de parte da população, em um momento em que o município, segundo ele, enfrentava graves problemas administrativos e estruturais, o sucesso na carreira empresarial foi uma aposta da população que o elegeu com 53,58% dos votos, (2.619).

Prefeito Gonzaga tinha inaugurado o canteiro central em 2024 e o asfalto e sinalização em 2025 | Foto: Raimundo Mascarenhas

Reeleito em 2024 com 67,22% dos votos (3.664), contra 32,78% votos (1.787) da oposição, o gestor afirma que o resultado das urnas foi um reconhecimento do que foi entregue no primeiro mandato, mas também um recado de responsabilidade. Ele admite que o cenário atual exige mais do que no início: exige ir além do que já fez.

“No meu primeiro mandato, a missão foi arrumar a casa. Agora, o desafio é maior: o eleitor não quer desculpa, quer resultado. E eu preciso superar a mim mesmo.”, afirmou.

Decisão de aceitar o convite para disputa em 2020

“Eu nunca tinha me metido em política. A população entendeu que a cidade não estava bem e me provocou. Os primeiros meses foram difíceis, mas o trabalho deu resultado.”, relembrou.

Quatro anos depois, a reeleição veio com margem ampliada e nova cobrança social. Para o prefeito, o recado das urnas é claro: continuidade com entrega. Infraestrutura: pavimentação, iluminação e correções antigas.

Convenção para concorrer a reeleiçao em 2024 | Foto: Raimundo Mascarenhas

No balanço do ano, Gonzaga destaca avanços na infraestrutura urbana, com foco em pavimentação e intervenção em ruas com problemas antigos. “Foram 14 ruas pavimentadas e 2 recuperadas, estas últimas possuíam paralelepípedos, mas estavam deterioradas. A gestão também atuou na correção de calçamentos afundados e na melhoria da iluminação pública”.

Obras em andamento e parcerias para 2026

Apesar dos avanços, o prefeito reconhece que ainda existem trechos pendentes e que parte das intervenções ficará para o segundo ano do mandato, com novos convênios previstos. As obras citadas incluem: encascalhamento de Mumbuca, Terraplanagem para pavimentação ligando Barra a Nova Esperança, Campina e Vajota, Expansão da rede de água no centro, em parceria com a Embasa e planejamento de escavação até Umbuzeiro.

Reforma em andamento do CRAS

Ainda de acordo com o gestor, tem muita demanda, e cada uma com benefício direto ao povo. “O trabalho está bem estruturado, graças a Deus.”, disse Gonzaga.

Saúde: atendimento mantido e reforço na frota

A gestão municipal afirma ter mantido unidades e atendimentos funcionando durante todo o ano, não deixando faltar médico por nenhum dia. “Os postos estão funcionando e fizemos o possível para dar um atendimento digno.”, disse.

Novos veículos destinados à saúde e à educação chegaram ou estão em aquisição

A Prefeitura com o apoio importante dos deputados Alex da Piatã e Otto Filho conseguiu uma ambulância  de grande pporte e uma van doados pelo Governo do Estado e um veículo modelo  Spin através de (recursos próprios e está previsto receber de quatro a cinco novos veículos adicionais.

Equipe de apoio ao prefeito Gonzaga

Educação: transporte e base estrutural

A Educação recebeu reforço com a chegada de uma van, que deve melhorar o transporte escolar, especialmente para a zona rural. “Temos limitações, mas estamos cuidando do que é possível e planejando novos passos.”, afirmou Gonzaga.

Esporte

A Prefeitura de Ichu segue apoiando iniciativas que promovem lazer, oportunidade e qualidade de vida para todas as comunidades município. Um dos destaque foi o apoio para a realização do 1º Campeonato de Futsal da Comunidade de Praianos. A recém-inaugurada quadra já está transformando a dinâmica local: além de incentivar o esporte e fortalecer a convivência comunitária, o evento movimentou a economia e gerou renda para os moradores.

Ações na zona rural

No campo, as ações incluíram: patrolamento e cascalhamento,  limpeza de aguadas e passagem molhada concluída. Além de apoio ao deslocamento escolar e ao transporte da produção agrícola “Foi um ano muito bom nessa área. O trabalho está bem estruturado.”, avaliou o prefeito.

Estradas e ligações estratégicas

Entre os principais eixos rodoviários, o prefeito citou como avanços e expectativas: conclusão do trecho da BA-233 entre Ichú/Riachão do Jacuípe e Casanova, demanda aguardada com muita expectativa. Vale lembrar que também foi inaugurada a reforma da BA 411 que çiga Ichu a Candeal. Antes, uma cidade ilhada por estradas ruins, hoje temos asfalto novo para Serrinha, para Feira de Santana passando por Candeal e Tanquinho e agora para Riachão do Jacuípe”, destacou o prefeito.

Trecho Ichu – Casa Nova

Alinhamento político e definições para 2026

Ao comentar o cenário político, o prefeito afirmou que já há definições na relação com parlamentares nas esferas estadual e federal. “No estadual, seguimos com o deputado Alex da Piatã. É um parceiro importante desde nossa primeira campanha. Já trouxe muita coisa no primeiro mandato e continua ajudando agora.”, afirmou.

Na esfera federal, Gonzaga confirmou apoio a Daniel Alencar, médico e filho do senador Otto Alencar, reforçando a continuidade do relacionamento institucional. “Tivemos um trabalho muito bom com Otto Alencar (Senador). Como Otto Filho deixou a política, nosso apoio será seu outro filho, Daniel Alencar, que está assumindo essa caminhada e é muito próximo do senador.”, explicou.

O prefeito também citou Neto Carletto (Avante) como outro deputado federal com quem mantém diálogos administrativos. “Neto Carletto também tem ajudado o município em algumas demandas, e essa parceria deve continuar.”, declarou.

Gonzaga afirma que a prioridade é garantir resultados administrativos e continuidade de atendimento às demandas municipais. “A prioridade é que Ichu continue sendo atendida com respeito e compromisso.”, concluiu.

Secretariado e apoio técnico

A gestão conta atualmente com seis secretarias municipais. Dentre elas, estão: Educação e Cultura gerida por  Leonan Castro; Saúde (Genifer Maria); Finanças (Anderson Luiz); Administração (Ana Beatriz); Chefe de Gabinete
(Douglas Oliveira) e  Infraestrutura (Antônio George) — ex-prefeito e responsável pela parte estrutural do município.

George Carneiro fez um resumo técnico da infraestrutura

Segundo George, foi um ano de muito trabalho. “Atuamos em pavimentação, correções de base, manutenção de calçamentos, iluminação e limpeza. Não resolvemos tudo, mas avançamos bastante, e a cidade está se organizando.”, explicou.

Importante observar que esta reportagem não trouxe detalhes de todas as áreas do setor público e algumas que foram citadas tratou apenas de transportes, como educação e saúde, areas prioritárias que tem muitas realizações. Assim como o esporte e cultura.

Para saber mais sobre a gestão, siga o Instagram oficial da Prefeitura

Relacionadas Matérias

Queimadas – Primeiro ano do Governo Ricardo apresenta balanço, e três secretarias afirmam recuperação dos serviços públicos

Queimadas – Primeiro ano do Governo Ricardo apresenta balanço, e três secretarias afirmam recuperação dos serviços públicos

28 de dezembro de 2025
Moradores realizam abaixo-assinado para contestar aumento da taxa de visitação em Morro de São Paulo

Moradores realizam abaixo-assinado para contestar aumento da taxa de visitação em Morro de São Paulo

27 de dezembro de 2025
Próxima
Queimadas – Primeiro ano do Governo Ricardo apresenta balanço, e três secretarias afirmam recuperação dos serviços públicos

Queimadas - Primeiro ano do Governo Ricardo apresenta balanço, e três secretarias afirmam recuperação dos serviços públicos

+ LIDAS

  • Homem com mandado de prisão em aberto por assassinar dois irmãos em 2018 é preso pela PM em Coité

    Homem com mandado de prisão em aberto por assassinar dois irmãos em 2018 é preso pela PM em Coité

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Prática de ‘”grau” volta a ferir pedestre em Serrinha. Aventura com motocicleta provoca indignação

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Morador de Teofilândia desaparece e é achado morto em área de mata em Araci

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Homem morre no dia que completa 50 anos após colidir moto em cavalo

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Dez pessoas morrem em acidente na Bahia após carros baterem de frente e pegar fogo

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0

Calila Noticias

A notícia que você ouve e lê.

Editorias

  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais
  • Bahia
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Colunas
  • Geral
  • Eventos
  • Loterias

Municípios

  • Amargosa
  • Amélia Rodrigues
  • Araci
  • Baixa Grande
  • Barrocas
  • Cansanção
  • Conceição do Coité
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Queimadas
  • Ribeira do Pombal
  • Santa Bárbara
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Capim Grosso
  • Euclides da Cunha
  • Ichu
  • Itaberaba
  • Itiuba
  • Jacobina
  • Inicial
  • Editorias
  • Municípios
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2018 Calila Notícias. Todos os Direitos Reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2020 Calilanoticias.com - A notícia que você ouve e lê.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In