Com o objetivo de evitar filas, poupar tempo e garantir vagas para todos, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibiliza dois canais de comunicação direta para esclarecer as dúvidas de pais e estudantes sobre a matrícula na rede estadual. Eles funcionam de forma contínua, diariamente, das 7h às 19h, pelos números 0800 071 5353 e 4020-5353 e recebem uma média de 40 ligações por dia.
O processo de inscrição nas escolas estaduais para o ano letivo de 2026 começou na última segunda-feira (12) e segue até a próxima terça (20). Nos primeiros quatro dias, as maiores dúvidas registradas dizem respeito a transferências de uma escola para outra e ao funcionamento da plataforma ba.gov.br, onde a matrícula é feita em um processo 100% on-line.
A questão mais frequente, segundo os registros, está relacionada à situação em que o sistema aponta os alunos como inaptos para transferência. A condição ocorre quando houve renovação prévia da matrícula para 2026, o que assegura a vaga na escola de origem. A orientação dada é que, quando há uma decisão posterior pela mudança de unidade, o pedido de transferência deve ser realizado, presencialmente, na escola desejada.
Outra dúvida frequente diz respeito ao funcionamento da plataforma ba.gov.br. Nesses casos, a equipe da SEC detalha o passo a passo do cadastro e da solicitação da vaga, contribuindo para que os estudantes concluam o procedimento com mais segurança e autonomia.
O terceiro questionamento com maior frequência é sobre a transferência do Colégio da Polícia Militar para outras escolas estaduais. A orientação é a de que estudantes (se maiores de 16 anos) ou os pais e responsáveis legais procurem, imediatamente, a referida unidade escolar de origem, que lá a transferência será feita.
Além do suporte telefônico, estudantes e responsáveis também contam com atendimento presencial nas unidades escolares ao longo de todo o período de matrícula. Neste ano, a rede estadual oferta 800 mil vagas para a Educação Integral, os ensinos Fundamental e Médio, a Educação Profissional e Tecnológica e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O início do ano letivo está previsto para 9 de fevereiro.
Passo a passo da matrícula no ba.gov.br
1. Entre no site www.ba.gov.br ou baixe o aplicativo ba.gov.br em seu celular (disponível para Android e iOS);
2. Clique em “Entrar”. Caso ainda não tenha cadastro, escolha a opção “Criar conta”;
3. Na barra de busca, digite “Matrícula Escolar” ou procure pelo ícone da Secretaria da Educação;
4. Clique no serviço de matrícula e preencha as informações do estudante (nome completo, data de nascimento e CPF);
5. Selecione o município e a escola de preferência, conforme a disponibilidade de vagas para a série desejada;
6. Após concluir, o sistema gerará um protocolo. Salve ou imprima o comprovante de matrícula, pois ele é a sua garantia de que o processo foi realizado com sucesso. Confira se há necessidade de entregar a documentação dos alunos na secretaria da escola escolhida.
Próximas etapas da matrícula na rede estadual:
16 de janeiro – Matrícula nova: ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/a série para o Ensino Fundamental, atendendo, sobretudo, às diversas modalidades de oferta.
19 e 20 de janeiro – Matrícula nova: ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio, atendendo, sobretudo, às diversas modalidades de oferta.
Todas as dúvidas sobre a matrícula podem ser esclarecidas por pais e estudantes através dos telefones 0800-071-5353 e 4020-5353.
Tita Moura – Ascom/SEC




