O sonoplasta José Cláudio Barbedo, conhecido como Formiga, morreu na última quarta-feira (18) no Rio de Janeiro aos 84 anos. Ele foi responsável pela criação da famosa vinheta “Brasil-sil-sil” da TV Globo. A causa do óbito não foi divulgada.
De acordo com informações divulgadas pelo portal Folha do Leste, o operador de áudio foi encontrado passando mal dentro do apartamento em que morava na última segunda-feira (16).
José Cláudio Barbedo foi levado imediatamente para a Unidade de Pronto Atendimento de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O autor da vinheta “Brasil-sil-sil” foi homenageado pelo amigo, o comunicador Aroldo Barros.
“Hoje o rádio está de luto. Logo pela manhã, tomei conhecimento de que um dos maiores gênios (se não o maior) da sonoplastia brasileira nos deixou e foi morar com Deus. Desejo que Deus possa colocar muita luz nessa sua nova caminhada. Descanse em paz, querido José Claudio Barbedo ‘Formiga’”, escreveu Aroldo.
“Brasil-sil-sil”
A famosa vinheta usada nas transmissões esportivas da TV Globo foi criada em 1969. “Brasil-sil-sil” surgiu para ser utilizada na classificação da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 1970.
Fonte: Acorda Cidade




