Em uma ação marcada pela solidariedade e pelo compromisso com a vida, profissionais da Secretaria de Comunicação Social (Secom-BA) participaram, na manhã desta segunda-feira (9), do Bloco da Doação, realizado na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), em Salvador. A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância da doação de sangue, especialmente no período que antecede o Carnaval.
A mobilização ganha ainda mais relevância nesta época do ano, quando os estoques de sangue costumam registrar queda significativa. Ao mesmo tempo, o período carnavalesco é historicamente marcado pelo aumento no número de acidentes e emergências hospitalares, o que eleva a demanda por transfusões sanguíneas em toda a rede de saúde.
“É um momento muito importante visto que janeiro e fevereiro são meses desafiadores por conta de viagens, festas, Carnaval. A Secretaria de Comunicação faz uma parceria em um processo muito interessante que é de convidar os servidores a fazer o seu gesto nobre. Cada doador que esteve presente na Hemoba e também em postos de coleta salvaram quatro vidas,” afirma a coordenadora de Captação de Doadores e assistente social, Margareth Mascarenhas.
A servidora da Secom-BA, Vanderleia Mendonça pontuou a importância de ser doadora. “É importante para mim e para todos aqueles que vão receber a minha doação. Que a gente possa ter essa consciência de doar, porque assim, cada ato de doação de cada ser humano vai ajudar outras pessoas, vai ajudar outras vidas”.
Doações do Carnaval
Durante o período do Carnaval, entre os dias 12 e 18 de fevereiro, a Hemoba manterá o atendimento na capital e no interior do estado com o objetivo de garantir a manutenção dos estoques de sangue. Como parte das ações que antecedem o Carnaval, no dia 10 de fevereiro (terça-feira), a sede da Hemoba receberá, às 9h, o Rei Momo eleito em 2025, o influenciador digital Hudson Marcello, além da banda Paroano Sai Milhó, que há 58 anos reúne amigos para cantar músicas clássicas e atuais do carnaval de rua.
Horário de funcionamento – Em Salvador, na quinta-feira (12) todas as unidades da Hemoba funcionarão em horário normal. Já na sexta-feira (13), o atendimento ocorrerá no Hemocentro Coordenador, das 7h30 às 18h, no posto temporário do Shopping Bela Vista, das 9h às 18h, e na unidade móvel de coleta (hemóvel), no Salvador Shopping, das 8h às 17h, enquanto as demais unidades da capital permanecerão fechadas. No sábado (14), o Hemocentro Coordenador seguirá aberto das 7h30 às 16h30, o posto do Shopping Bela Vista manterá atendimento das 9h às 18h, e o hemóvel no Salvador Shopping funcionará das 8h às 17h, permanecendo fechadas as demais unidades da capital. No domingo de Carnaval (15), todas as unidades da Hemoba em Salvador estarão fechadas.
Na segunda-feira (16), o Hemocentro Coordenador retoma o atendimento das 7h30 às 18h e o posto do Shopping Bela Vista funciona das 9h às 18h, enquanto as demais unidades seguem fechadas. Na terça-feira (17), o Hemocentro Coordenador atende das 7h30 às 16h30, com suspensão das atividades nas demais unidades. Na Quarta-feira de Cinzas (18), as unidades retomam o atendimento a partir das 12h, com exceção daquelas localizadas no Hospital Ana Nery e no Hospital Irmã Dulce (OSID), que não funcionarão nesse dia.
No interior do estado, as unidades da Hemoba funcionarão em horário normal nos dias 12 e 13. No sábado, abrirão apenas as unidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. As unidades permanecerão fechadas nos dias 15 e 17 de fevereiro. Na segunda-feira, não haverá funcionamento das unidades de Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Itapetinga e Seabra, enquanto as demais operarão normalmente. No dia 18 de fevereiro, o atendimento no interior será retomado a partir das 14h.
Repórter: Lucas Meneses sob supervisão de Joberth Melo



