Na manhã desta segunda-feira, 30, o Governo do Estado da Bahia em parceria com o governo federal realizou a entrega de importantes equipamentos para o fortalecimento da saúde pública, durante evento no Parque de Exposições, em Salvador.
A ação contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, dos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Rui Costa (Casa Civil) além de autoridades estaduais, municipais e representantes da área da saúde. O evento também reuniu um grande número de parlamentares, entre deputados estaduais e federais, além do senador Jacques Wagner.

Ao todo, foram entregues 70 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que irão ampliar e qualificar o atendimento de urgência e emergência em diversos municípios baianos. Além das ambulâncias, o pacote de investimentos incluiu a entrega de 26 unidades odontológicas móveis para o Programa Brasil Sorridente, que vão garantir atendimento itinerante à população, especialmente em localidades mais distantes.

“Estamos ampliando a capacidade de atendimento e garantindo que os serviços cheguem com mais rapidez a quem precisa, especialmente no interior. Esse reforço chega para dar mais condições de trabalho às equipes e melhorar a assistência à população”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Também foram distribuídos 111 equipamentos odontológicos e 36 combos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), reforçando a estrutura da atenção primária. O evento ainda marcou a entrega de 11 vacimóveis e 14 unidades de motos aquáticas, ampliando o alcance dos serviços de saúde no estado.
Diversos municípios representados pelo deputado estadual Alex da Piatã também foram contemplados com equipamentos e investimentos na área da saúde a exemplo de Coité, Paripiranga, Quijingue, Sítio do Quinto, Maquinique, Monte Santo, Barrocas, Lamarão, Teofilândia, Nova Soure, Cardeal da Silva, Ouriçangas, Nova Fátima e Nordestina.

O deputado Alex da Piatã destacou a importância das ações. “É muita entrega. Essa parceria entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os municípios é um time que não para de trabalhar. Para Coité, em especial, chega uma ambulância do SAMU, e a gente agradece muito ao governador Jerônimo e ao presidente Lula, destacou.
*NOVA FÁTIMA É CONTEMPLADA COM AMBULÂNCIA E REFORÇO NA SAÚDE*
Entre os municípios beneficiados está Nova Fátima, às margens da BR-324. O município que fica no território da Bacia do Jacaúípe recebeu uma ambulância do SAMU. O prefeito Assis Porto destacou a conquista. “Fizemos esse pedido em 2025 e hoje estamos sendo contemplados com a ambulância e o kit UBS”, afirmou.

Segundo o gestor, o município já conta com médico 24 horas e investe cerca de 600 mil reais por mês na saúde. “Além de cuidar do nosso povo, precisamos atender também a demanda da rodovia que corta nosso município que infelizmente é marcado por muitos acidentes”, destacou.
Durante o evento, Assis Porto esteve ao lado do deputado Luciano Araújo, que também destacou a importância da entrega: ” Desde o inicio do mandato a gente tem se dedicado atender da melhor forma os municipios que acreditaram no nosso trabalho e tem sido desta forma, indicado importantes ações, conseguimos várias ambulancias e agora comemoramos mais uma ao lado do prefeito Assis que veio receber esta do SAMU que será a primeira a atender Nova Fátima.

O deputado fez referência também a importância do Vacimóvel que contemplou Jacobina, trata-se de uma van equipada para vacinação, permitindo levar imunização a comunidades distantes com estrutura adequada.
Além de Jacobina, municípios como Vitória da Conquista, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Barreiras, Feira de Santana, Salvador e Ilhéus foram beneficiados
PINTADAS AVANÇA NA ESTRUTURA DO SAMU
O prefeito Valcyr Rios explicou que o atendimento é integrado com base em Ipirá e regulação em Feira de Santana, garantindo suporte mais avançado. Valcyr está no quarto mandato de prefeito de Pintadas.

PARIPIRANGA RECEBE UNIDADE ODONTOLÓGICA MÓVEL
Além de Paripiranga, outros 25 municípios foram beneficiados. As unidades funcionam como consultórios itinerantes e fazem parte do programa Brasil Sorridente.

O prefeito Talisson Santa Rosa destacou o programa “Médicos na Comunidade”, que leva atendimento domiciliar.
NORDESTINA RECEBE COMBO e uma UBS
Além de Nordestina, outros 35 municípios foram contemplados. Os combos UBS incluem equipamentos e mobiliário que fortalecem a atenção básica.

A prefeita Eliete De Ito destacou que o município já possui seis UBS e vai inaugurar mais uma em comunidade quilombola.
ARACI GARANTE NOVO CRAS

A prefeita Querinha assinou ordem de serviço para construção de um CRAS, com investimento de mais de R$ 2,2 milhões.“É mais uma conquista importante para fortalecer a assistência social”, afirmou.


