• Sobre
  • Anuncie Aqui
  • Política de Privacidade
quarta-feira, maio 14, 2025
Calila Noticias
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Bahia

Saiba como está a movimentação para a eleição das câmaras de São Domingos, Gavião e Riachão do Jacuípe

Por Redação CN
25 de novembro de 2014
Acompanhe aqui uma série de reportagem sobre eleições de Câmaras Municipais a iniciar por E.da Cunha, Gavião, Quijingue e Retirolândia
168
VIRAM
FacebookTwittterWhatsapp

eleição de câmaras

Na série de reportagens sobre as eleições nas câmaras de vereadores de alguns municípios da Bahia, o Calila acompanhou a movimentação em torno da disputa em Conceição do Coité, na quarta-feira (19) e uma equipe do CN visitou São Domingos, no território do sisal, Gavião e Riachão do Jacuípe, no território do Jacuípe. Em São Domingos, nenhum vereador se arrisca lançar o nome sem ouvir o grupo, no Gavião “concunhados” querem a presidência e em Riachão do Jacuípe, oposição é maioria, mas está fatiada em duas “tendências”.

São Domingos

Jota está no páreo
Jota está no páreo

O vereador Jotair Batista da Silva (PDT), mais conhecido por Jota, foi o primeiro a manifestar o desejo de ser candidato a presidente da Câmara, mas quer conversar com os colegas de bancada José Marcos Almeida Santos (PDT), Fabio Luiz da Silva Ferreira (PDT) e Antonio José Rios Nery (PP), pois, segundo ele, todos têm capacidade de presidir a casa, e ninguém é candidato sem formar uma chapa. Jota acredita que haja um consenso e as conversas estão evoluindo.

Vereador Marcão PMDB
Vereador Marcão PMDB

Companheiro de Jota, o progressista Antonio José Rios Nery , popularmente chamado de Toinho Rios, disse ao CN que pode ser candidato, porém depende do PDT, em especial José Marcos Almeida, “Marcão”. Marcão também falou ao CN que será candidato e desta forma o único nesta bancada que não se manifestou foi Fabio Luiz da Silva, mais conhecido por Fabinho do Santo Antonio.

A vereadora Givalda Vieira dos Santos (PP), está no segundo mandato à frente da Câmara, sendo dois anos no mandato passado e renovado em 2013 para o exercício deste primeiro período e disse ao CN que não tem interesse em ser candidata a reeleição. Ela não confirmou sua preferência, mas a vereadora Maria do Socorro Lima (PT), que também tem colocado seu nome para apreciação dos colegas, disse que pediu o voto e Givalda teria confirmada sua preferência.

Socorro conta com a compreensão de Givaldo
Socorro conta com a compreensão de Genivaldo

A situação de Maria do Socorro não é confortável, pois o PT tem dois vereadores e o partido disse que terá candidato à presidência, mas não confirmou se ela ou o veterano vereador Genival Araújo Carneiro. Ele disse que gostaria de ser a escolhida pelo partido, pois seu colega já foi presidente por outras vezes,

Genivaldo confirmou que a questão irá passar pelo partido e também já começou a dialogar. Sobre a decisão partidária, ele disse que uma coisa está bem certa: “O PT é oposição e vai se comportar como oposição”, concluiu. O vereador Herbert Carneiro, tem dito que não conversa de forma individual, só com a bancada considerada junta, ou seja, Genivaldo (PT), Ilário Carneiro (PR), Maria Socorro (PT) e Givalda (PP).

Gavião

Véi disse que nunca votou em outro vereador que não fosse Tinho. Inclusive o acompanhou votando em candidatos apoiados por ele pata prefeito.
Véi disse que nunca votou em outro vereador que não fosse Tinho. Inclusive o acompanhou votando em candidatos apoiados por ele pata prefeito.

Segundo o art-334 do código civil, concunhado não é parente, nem por afinidade e isto tem se demonstrado na Câmara de Vereadores de Gavião. Os dois nomes cogitados, Valdemir Oliveira dos Santos (PSB), “Véi de Tutu” e Lourival Filho Oliveira Santos (PTC), “Tinho”, são concunhados, mas vão para o embate.

Tinho ( de branco) é vereador desde a emancipação do Município.
Tinho ( de branco) é vereador desde a emancipação do Município.

Véi acredita que Tinho desista e vote nele, assim sendo será candidato único e sua esperança deve-se ao fato de ter votado cinco vezes no Trabalhista Cristão e entrou na política por incentivo dele. Véi tem a eleição como certa, pois conta com o apoio dos vereadores Edilson da Silva Cunha (PCdB), Marcia Almeida (PR), “Marcia de Vando”, do social democrata, atual presidente da Câmara, Gilson Cunha e Manoel Augusto Pereira, mais conhecido por Manoel do Tomate (PDT).

Tinho está decidido e nem que seja necessário obter um voto, a exemplo do que ocorreu em 2013, será candidato e esta posição é para melhorar a situação da Câmara com aquisição de um veículo próprio, capacitação dos vereadores e mais independência do poder legislativo. A eleição será dia 15.

Riachão do Jacuípe

Marquinho Maluco sonha com um cargo no executivo.
Marquinho Maluco sonha com um cargo no executivo.

O vereador Antonio Marcos Oliveira Silva (PP), está no exercício do quinto mandato e por quatro períodos legislativo presidiu a casa da cidadania em Riachão do Jacuípe. Marquinhos Maluco, como é conhecido, não vai para reeleição e seu candidato, resultado de um compromisso firmado em 2013 é o humanista social Célio Roberto Silva Brito, “Celinho da Saúde”. O vereador José Antonio Ferreira Brito Júnior, “Juninho”, também do PHS, está convicto da vitória e vem conversando com todos os veredores, principalmente os da bancada da oposição, hoje maioria na Câmara.

Celinho quer presidir pela primeira vez, enquanto Juninho (ao microfone) quer bis.
Celinho quer presidir pela primeira vez, enquanto Juninho (ao microfone) quer bis.

Os dois se encontraram na tarde do domingo (23), na Chácara do social democrata José Ramiro Ferreira Filho, mais conhecido por Zé Filho, postulante a prefeito pela oposição. Juninho disse que vota com Celinho, basta que seus projetos lhe convençam, pois quando presidente levou os trabalhos legislativo até as comunidades através das Câmaras Itinerantes e as sessões eram transmitidas por uma rádio web. Celinho está certo da vitória, mas convicto que a oposição deve marchar unida, pois são sete vereadores e não se pode perder para seis.

Outros vereadores, exemplo de José Silvestre Nunes (PDT), “Zil de Barreiros”, Gionerio Avelino (PDT), “Nem de Aureliano” e Adelson Ferreira Soares, todos da base da situação, tem demonstrado vontade. A oposição mesmo sendo maioria, está dividida em duas “tendências”, ou seja, em dois grupos, um liderado pelo ex-prefeito Lauro Falcão Carneiro e outro pelo empresário Zé Filho.

O vereador Antonio Ferreira, “Juninho” é o mais animado e disse estar certo dos votos de Franklin dos Santos, PCdB é ligado a médica Gleide Márcia de Oliveira Souza que disputou a eleição para prefeito em 2012 pelo seu partido e Adonias Alves dos Santos, ligado ao dentista Lauro Falcão Carneiro, prefeito por oito anos. A eleição será dia 19.

Redação CN

Relacionadas Matérias

Internado, Divaldo Franco é diagnosticado com câncer na bexiga

Morre aos 98 anos Divaldo Franco, médium baiano e líder espírita

13 de maio de 2025
Criminosos invadem lotérica e causam prejuízo de R$ 100 Mil

Suspeito de furto a lotérica é preso com dinheiro escondido sob mesa

13 de maio de 2025
Próxima

Casos confirmados de chikungunya crescem 13,8% em Feira de Santana

+ LIDAS

  • Coité – Família procura por homem desaparecido há uma semana

    Coité – Família procura por homem desaparecido há uma semana

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Jovem morre eletrocutado após encostar em cerca de arame energizada com fiação irregular

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Assembleia aprova criação da Semana Maria da Penha na rede estadual de ensino da Bahia. PL é de Alex da Piatã

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Brasileira perde cargo em mosteiro após ser considerada ‘bonita demais para ser freira’

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Homem morre em acidente de moto na zona rural de Coité

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0

Calila Noticias

A notícia que você ouve e lê.

Editorias

  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais
  • Bahia
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Colunas
  • Geral
  • Eventos
  • Loterias

Municípios

  • Amargosa
  • Amélia Rodrigues
  • Araci
  • Baixa Grande
  • Barrocas
  • Cansanção
  • Conceição do Coité
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Queimadas
  • Ribeira do Pombal
  • Santa Bárbara
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Capim Grosso
  • Euclides da Cunha
  • Ichu
  • Itaberaba
  • Itiuba
  • Jacobina
  • Inicial
  • Editorias
  • Municípios
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2018 Calila Notícias. Todos os Direitos Reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2020 Calilanoticias.com - A notícia que você ouve e lê.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In