
A tradicional festa da “Lavagem de Queimadas”, que acontece há 40 anos, deverá sofrer algumas alterações, conforme decisões tomadas durante uma reunião no final da tarde de segunda-feira (14), entre o prefeito Paulo Sérgio Brandão (PSDB), a secretaria de cultura e o padre Jucimário Pereira de Carvalho. Um das alterações é na mudança do nome da festa, conhecida por “Lavagem da Igreja de Santo Antonio de Queimadas”, que passará a ser chamada, já na divulgação nos cartazes, rádios e sites, de “Lavagem de Queimadas”.
Para o padre, a idéia não é acabar com a festa e sim fazer algumas modificações, dentro daquilo que a igreja entende ser importante. Ele cita, por exemplo, que não justifica a foto da imagem de Santo Antonio nos abadás dos blocos. “A imagem deve ser preservada, pois tem um significado”, afirmou o religioso.
Festa da família – Natural de Campo Formoso, padre Jucimário disse que ao chegar à cidade, teve a preocupação de conhecer a história da lavagem e ficou sabendo que o evento, antes de ser industrializada, era a festa da família, isto há