• Sobre
  • Anuncie Aqui
  • Política de Privacidade
sábado, agosto 2, 2025
Calila Noticias
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Municípios Tucano

Além do turismo, Caldas do Jorro se destaca entre as maiores festas do São João do Nordeste

Por Redação CN
27 de junho de 2011
Além do turismo, Caldas do Jorro se destaca entre as maiores festas do São João do Nordeste
1k
VIRAM
FacebookTwittterWhatsapp

Caldas do Jorro, potencial distrito de Tucano já é conhecido nacionalmente pelas altas temperaturas de suas águas, nos últimos sete anos de administração do prefeito Rubinho (PSB) a principal festa do município passou a ser o São João. Na condição de cidade turistica não poderia pensar em fazer festa sem grandes atrações, e assim vem sendo. Este ano teve Elba Ramalho, Zé Ramalho, Flávio José e Forró do Bom, sem contar com outros destaque regionais.

Um dos momentos que marcou o tradicional “Arraiá das Águas Quente”’, em Caldas do Jorro, foi o show de Zé Ramalho, que subiu ao palco á zero hora de domingo (26) e fez o público, segundo a comissão organizadora, de aproximadamente 30.000 pessoas, cantar com sintonia de um coral musical conhecidos a exemplo de “Chão de Giz”, “Avohai” e “Vila do Sossego”. O músico sabe que cantar esses três sucessos no show é quase uma obrigação, porém está longe de reclamar disso e entende que parte do seu público é formado por quem nem era nascido quando seu primeiro álbum foi lançado. Zé Ramalho começou o show cantando “É a vida”, de Gonzaguinha.

A apresentação de 01h37 foi marcada por inúmeras novidades baseadas na mistura de elementos da cultura nordestina, como cantadores, repentistas e rabequeiros, bem como da Jovem Guarda, do baiano Raul Seixas e até dos Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.

Aos 62 anos, nascido em Brejo do Cruz (PB) José Ramalho Neto, filho de uma professora primária e de um seresteiro, começou sua vida artística no início da década de 70. Junto com os amigos Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Amelinha e Fagner,  viveu grandes momentos e compartilhou eternas canções.

Prefeita de Banzaê parabeniza Rubinho pelo sucesso da festa

Camarote lotado – O prefeito recebeu amigos, correligionários e convidados que circulavam bem à vontade no camarote que tinha um Bufê típico junino com comidas e bebidas. A prefeita de Banzaê, Jailma Dantas Gama Alves (PT), esteve presente na noite de sábado acompanhada do esposo Marcos Dantas, do filho Marquinhos e assesoras. Ela parabenizou Rubinho pela festa e convidou para o São Pedro que estará promovendo no período de 30 de junho a 01 de julho.

 

Flávio José um dos maiores nomes do forró romântico, abrilhantou a festa

De micareta aos festejos dos três santos – A festa teve inicio na quinta-feira (23) e este ano foi realizada sua sétima edição, contagiando moradores locais e turistas de diversos lugares do Brasil. Na primeira noite passaram pelo palco e foram prestigiadas por mais de 30 mil pessoas, o grupo Forró Safado, seguindo do Bonde do Calypso e, por fim, a atração à banda Forró do Bom, com Katia Cilene. Nos demais dias, se apresentaram com atrações de renome nacional e internacional, a exemplo do próprio Zé Ramalho, Flavio José e de Elba Ramalho, que fecharam o evento.

O investimento realizado nas festas de São João do Jorro, segundo o prefeito, foi de aproximadamente um milhão de reais, tendo como parceiro a cervejaria e a Bahiatursa. Ele lembrou que houve uma reação no início, isto em 2005, quando, além de deixar de promover a micareta, optando pela festa de São João, resolveu transferir o evento da sede do município para o Distrito de Caldas do Jorro, dentro de um projeto de revitalização da estância hidromineral. “O nosso São João atrai turista de todo Brasil e aprova disso são os hotéis que estão todos completamente lotados e mais de cem casas foram alugadas”, festejou.

O prefeito disse também que os santos festeiros comemorados em junho, São Antônio, São João e São Pedro, todos são festejados com muita alegria, onde são montadas boas estruturas, sistemas de som e iluminação. “Nós começamos com Santo Antônio do Creguenhem, depois os quatro dias de festa no Jorro e por último o São Pedro de Poço Redondo, onde está contratada a Banda Mulheres Perdidas”, afirmou Rubinho.

São João do Jorro é encerrado com Elba Ramalho


Com  quatro dias de muita festa e grandes atrações o São João de Caldas do Jorro encerrou no domingo, dia 26, colocando-se entre os melhores São João da Bahia e para fechar com chave de ouro a cantora Elba Ramalho subiu ao palco, dando início a um grande show que manteve lotada a praça de eventos durante duas horas em que a estrela nordestina brilhou, com seu carisma, agradeceu ao prefeito da cidade Rubinho, pela oportunidade de fazer seu primeiro show em Caldas do Jorro.

Do frevo, xote, forró ao pé-de-serra, Elba Ramalho cantou com um coro composto pelas vozes da platéia, que acompanhou atentamente cada música. No repertório, a cantora relembrou a cultura brasileira por meio de canções de músicos consagrados, como Dominguinhos, Luis Gonzaga, Flavio Jose e Zé Ramalho.

Ninguém ficou parado. Na praça de eventos, um balanço só acompanhando o ritmo e a energia contagiante de Elba após as melhores canções.

Puro Desejo entrou em cena, levando o povo até o raiar do dia, encerrando a programação em grande estilo.

O secretário de Governo Gutemberg Santana ressalta que essa é a maior festa já realizada  na região, que a cidade teve uma festa de São João à altura do que merece, uma forma de prestigiar os moradores e os turistas que escolhem passar  os festejos juninos aqui, comemora.

Agradar quem escolhe Caldas do Jorro como seu destino para o São João, é a prioridade do prefeito Rubinho que afirma especial atenção a fim de que o sucesso do Arraiá das Águas Quentes se repita no próximo ano.

A equipe da Rádio Comunitária Cruzeiro FM, também foi recepcionada pelo prefeito e o locutor Jackson Sena, testemunhou a força do CN no município, com a clareza das informações. “Sempre é bom contar com a força da informação do CN nesta festa, pois acreditamos ser a maior, em termo de público e qualidade das atrações. Não é possível fazer menor, a cada ano, o São João de Caldas do Jorro deve avançar mais”, falou Sena, enquanto pousava para foto.

Melhorado em relação aos anos anteriores, a organização do evento reforçou o policiamento, que foi ampliado com o trabalho da segurança, que contou com agentes da Guarda Municipal, Grupo Pré-militar Fênix, Garra de Águia e da própria Polícia Militar.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Guarda Municipal de Tucano, o Arraiá transcorreu num clima de tranquilidade. “Os poucos problema durante a festa foram mediadas pelo diálogo sem necessitar do uso da força física”, informou o subcomandante José Richard Oliveira.

Saiba mais sobre Caldas do Jorro

A estância hidromineral de Caldas do Jorro, localizada no município de Tucano é um oásis no meio do sertão baiano. Esta seria uma definição bastante apropriada para a bela, versátil e aconchegante Caldas do Jorro, onde, em meio ás árvores baixas e retorcidas da caatinga, brotam do solo, deliciosas e inusitadas, águas termais.

A cidade  tem entre seus pontos fortes, uma excelente infraestrutura hoteleira, com estabelecimentos para todos os tipos de gostos e “bolsos”. Aproveitando a forte indústria de couro da região, o Jorro transformou-se num grande pólo de confecção e distribuição de artigos deste material.

Nas quartas, sextas e domingos, dezenas de barracas são montadas para o comércio destes produtos, que incluem chapéus, calçados, roupas, tapetes e artigos para montaria.

No entanto, os atributos que garantiram fãs e fama ao local, mesclam sua culinária ímpar. O inverno fornece as melhores condições para este passeio, já que com a significativa queda de temperatura na estação, os banhos, tomados em “bicas” na praça principal da cidade, tornam-se ainda mais prazerosos.

Você no Calila Noticias – Você esteve em Caldas do Jorro no período junino? Qual a sua opinião sobre o evento promovido pela Prefeitura? Opine, elogie, critique, dê sua opinião. Utilize o espaço comente a matéria.

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas e Tucanobr.com

Relacionadas Matérias

Homem morre após ser picado por cobra

Homem morre após ser picado por cobra

27 de julho de 2025
Homem é preso em flagrante por armazenar material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes

Homem é preso em flagrante por armazenar material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes

10 de julho de 2025
Próxima

Forro jegue é destaque no programa Pânico na TV

+ LIDAS

  • Família de Riachão do Jacuípe impressiona com longevidade, união e cinco gerações vivas

    Família de Riachão do Jacuípe impressiona com longevidade, união e cinco gerações vivas

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Coité: Promotor de Justiça e Defensor Público visitam comunidade rural após denúncias de mau cheiro provocado por criatório bovino

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Após denúncia de abandono na BA-120, Seinfra anuncia início de manutenção até a primeira quinzena de agosto

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Cidadão volta a denunciar abandono da BA-120 trecho Riachão – Coité e Ministério Público instaura investigação sobre omissão do Estado

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Homem é filmado matando gato a pauladas na zona rural de Serrinha; prefeitura aciona MP

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0

Calila Noticias

A notícia que você ouve e lê.

Editorias

  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais
  • Bahia
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Colunas
  • Geral
  • Eventos
  • Loterias

Municípios

  • Amargosa
  • Amélia Rodrigues
  • Araci
  • Baixa Grande
  • Barrocas
  • Cansanção
  • Conceição do Coité
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Queimadas
  • Ribeira do Pombal
  • Santa Bárbara
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Capim Grosso
  • Euclides da Cunha
  • Ichu
  • Itaberaba
  • Itiuba
  • Jacobina
  • Inicial
  • Editorias
  • Municípios
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2018 Calila Notícias. Todos os Direitos Reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2020 Calilanoticias.com - A notícia que você ouve e lê.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In