• Sobre
  • Anuncie Aqui
  • Política de Privacidade
terça-feira, junho 17, 2025
Calila Noticias
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Calila Noticias
Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
Home Bahia

Jerônimo Rodrigues é recepcionado pela prefeita Silvania Matos para pagar promessa em Monte Santo (atualizada)

O governador esteve em um comicio durante a campanha eleitoral de 2022 e prometeu que se ganhasse a eleição iria subir a Serra da Santa Cruz

Por Redação CN
31 de outubro de 2023
Jerônimo Rodrigues é recepcionado pela prefeita Silvania Matos para pagar promessa em Monte Santo (atualizada)
916
VIRAM
FacebookTwittterWhatsapp

O município de Monte Santo no território do sisal da Bahia tem uma tradição secular de receber romeiros de várias regiões do País para celebrar a festa de todos os santos e muitos deles vão com a missão de pagar promessa após alcançar a dádiva [êxito após pedir algo pela força da fé]. A cidade recebe a maior quantidade de pessoas nos dias 31 de outubro e 1º de novembro quando é celebrado o Dia de Todos os Santos pela igreja católica.

Dia da promessa 19-09-22 | Pagou a promessa em 30-10-23

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda mais voltada para o lado pessoal, já que foi a Monte Santo com o objetivo principal de subir a Serra da Santa Cruz para pagar uma promessa feita em praça pública em 19 de setembro de 2022. O então candidato a sucessão de Rui Costa, com apoio de Lula, Wagner, Otto Alencar e no município a prefeita Silvania e demais autoridades, eufórico com o grande número de pessoas durante o comício disse que iria vencer às eleições no primeiro turno, na ocasião ele perderia no primeiro turno de acordo com as pesquisas.

Jerônimo disse na ocasião que em caso de vitória retornaria a Monte Santo para subir a serra, um sacrifício e tanto, já que não é fácil a caminhada em local ingrime e muito bico de pedra em todo trajeto, mas nem por isso os fiéis católicos deixam de realizar a caminhada após ter alcançado seu objetivo, como foi o caso do governador.

O trajeto tem início nos fundos da Igreja de Senhor dos Passos | Foto: Raimundo Mascarenhas

Ele chegou a cidade por volta das 16h e foi recepcionado pela prefeita Silvania Matos (PSB) que embora seja evangélica, mostra o seu profundo respeito a fé e a crença de cada pessoa, independente de religião. Ela acompanhou o governador até a primeira das 21 capelas onde um padre dava as boas vindas e contava uma breve história sobre a tradição da Serra da Santa Cruz que tem cerca de 3 km de extensão e 500 metros de altitude.

Foto: Raimundo Mascarenhas

O deputado estadual Laerte do Vando que é natural de Monte Santo, o ex-prefeito Jorge Andrade e sua filha e vice-prefeita Itácia Andrade também marcaram presença.

Por volta das 17h quando o sol já não incomodava, o governador, Silvania Matos, demais autoridades e público em geral iniciaram a subida, muitos ficaram pelo caminho por não reunir condições fisicas, outras por apresentar mal estar, foi o caso da prefeita, e outros foram levados pela fé em “São Jerônimo”.

Prefeita Silvania Matos preferiu não forçar a subida e se despediu de Jerônimo pouco depois da segunda capela | Foto: Raimundo Mascarenhas

Moradores da comunidade durante todo o trajeto relatavam a história, os costumes e tradições. O governador não perdeu a oportunidade de registrar em fotos e vídeos a belissima paisagem do alto da serra até chegar à igreja edificada  em 1848.

Subir a Serra da Santa Cruz é um verdadeiro teste de esforço cardiaco | Foto: Raimundo Mascarenhas

O governador foi aconselhado a dar três voltas na igreja como manda a tradição, após cumprir o ritual entrou para conhecê-la. Na oportunidade foi a uma sala onde centenas ou milhares de objetos em madeira com formato de cabeça, perna, braço, mão, deixados como forma de promessa. Em seguida acendeu velas.

O pagador de promessa costuma deixar algum objeto em madeira simbolizando algum membro do corpo que represente o que deseja alcaçar a cura | Foto: Raimundo Mascarenhas

Ainda no alto da serra Jerônimo conversou com o Calila Notícias único site acompanhar o governador em todo percurso e ele confirmou que sua ida foi para pagar uma promessa de campanha, mas revelou também que se tivesse perdido iria para agradecer – Ouça

https://www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2023/10/jeronimo-.mp3

Conforme o chefe do executivo baiano relatou, não esteve em Monte Santo para uma agenda governamental, tanto que não inaugurou obras e nem autorizou nada, porém afirmou que ainda neste mês de novembro irá retornar para fazer entrega de diversas obras.

O governador não pedeu a oportunidade de acender velas como agradecimento | Foto: Raimundo Mascarenhas

Já estava as escuras quando o governador retornou e após cerca de uma hora de caminhada foi recebido novamente pela prefeita Silvania para apresentar o Museu do Sertão onde na primeira sala está uma réplica do meteorito que caiu na cidade conhecido como Pedra do Bendegó. O original se encontra no Museu do Rio de Janeiro. A pedra foi encontrado em 1784 e pesa 5 360 quilos, é o maior siderito já achado em solo brasileiro.

Depois de descer a serra o governador conheceu o Museu do Sertão onde está exposta o meteorito pedra do Bendegó | Foto: Raimundo Mascarenhas

A prefeita pôde mostrar ainda uma sala onde estão guardados alguns instrumentos de Luiz Gonzaga, uma galeria de fotos antigas, entre outros espaços.

Ao deixar o museu o governador e toda comitiva foi para um jantar no Centro de Lazer onde recebeu os cumprimentos de prefeitos de cidades vizinhas.

Prefeita mostrar galeria de fotos ao governador | Foto: Raimundo Mascarenhas

No mesmo local a prefeita Silvania Matos conversou  com o Calila e comentou com satisfação o fato de ter pela primeira vez um governador na cidade com a missão de subir a serra da Santa Cruz e lembrou que naquele mesmo dia estava sendo comemorado 1 ano da vitória de Lula e Jerônimo no segundo turno. ” Jerônimo fez sua promessa e veio cumprir hoje, demonstrando a sua fé e o temor a Deus. Por isso que falo que Monte Santo é uma terra abençoada”, afirmou a gestora.

Sobre o retorno do governador neste mês de novembro Silvania disse que que ele irá entregar – Ouça

https://www.calilanoticias.com/wp-content/uploads/2023/10/silvania.mp3

 

Por fim a comitiva se dirigiu até a Praça Monsenhor Berenguer onde fica a igreja matriz Senhor dos Passos onde  assistiu a uma missa.

Veja uma transmissão pelo Insta do Calila antes da súbida da serra e outras fotos 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CALILA NOTÍCIAS (@calilanoticias)

Portal de acesso a Serra da Santa Cruz | Foto: Raimundo Mascarenhas
Foto: Raimundo Mascarenhas
Foto: Raimundo Mascarenhas
Foto: Raimundo Mascarenhas
Primeiros 50 metros de subida | Foto: Raimundo Mascarenhas
Deputado Laerte do Vando único deputado presente por ser filho da terra. Outros representantes tiveream que ficar na ALBA que tinha projetos importantes para serem votados | Foto: Raimundo Mascarenhas
Na metade do trajeto temos essa paisagem | Foto: Raimundo Mascarenhas
Várias paradas para registros | Foto: Raimundo Mascarenhas
Foto: Raimundo Mascarenhas
Ponto mais critico da subida é quando está próximo do topo | Foto: Raimundo Mascarenhas
É preciso muito preparo fisico e hidratação | Foto: Raimundo Mascarenhas
O governador disse que em 2005 quando ainda atuava pelo MOC fez este percurso | Foto: Raimundo Mascarenhas
Neste ponto praticamente as pessoas tem que esclar pelas pedras desordenadas | Foto: Raimundo Mascarenhas
Foto: Raimundo Mascarenhas
Parece o melhor por do sol do sertão baiano | Foto: Raimundo Mascarenhas
Aqui mesmo ofegante o visitante respira aliviado | Foto: Raimundo Mascarenhas
Dezenas de policiais deram apoio a expedição | Foto: Raimundo Mascarenhas
Foto: Raimundo Mascarenhas
Imagem que ,mais parece ter sido registrada de helicoptero | Foto: Raimundo Mascarenhas
“Os vencedores” foram convidados para fazer a foto ao lado do governador | Foto: Raimundo Mascarenhas
Prefeita Silvania e o governador no Museu de Sertão | Foto:Raimundo Mascarenhas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionadas Matérias

Uma das principais atrações do São João de Valente, Forró do Muído atrasa chegada e não se apresenta

Arraiá do Boi Valente: Com Daniel como atração principal, Prefeitura divulga atrações diárias do São João

17 de junho de 2025
Cidades em situação de emergência investem mais de R$ 4,29 milhões em cachês de artistas para festas de São João

Cidades em situação de emergência investem mais de R$ 4,29 milhões em cachês de artistas para festas de São João

16 de junho de 2025
Próxima
Carreta carregada com algodão tomba na BA 233 saída Serrinha/Biritinga

Carreta carregada com algodão tomba na BA 233 saída Serrinha/Biritinga

+ LIDAS

  • Homem desaparece e é encontrado morto dentro de lagoa na zona rural de Riachão do Jacuípe; ele é natural de Coité

    Homem desaparece e é encontrado morto dentro de lagoa na zona rural de Riachão do Jacuípe; ele é natural de Coité

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Velório dos corpos do empresário Léo da D’gust e da professora Leide Ana será na AABB de Riachão

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Colisão envolvendo carro de passeio e caminhão boiadeiro deixa três pessoas mortas e duas feridas quando retornavam de festa

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Carro com cinco pessoas capota na BA 414 após deixar festa em Capela do Alto Alegre; um homem morreu na hora

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Forró do Jegue chega à 31ª edição em Aroeira com irreverência, tradição e tema polêmico

    0 compartilhadas
    Compartilhar 0 Tweet 0

Calila Noticias

A notícia que você ouve e lê.

Editorias

  • Brasil
  • Mundo
  • Agricultura
  • Concursos e Emprego
  • Curiosidades
  • Fama
  • Fatos Policiais
  • Bahia
  • Economia
  • Educação
  • Cultura
  • Colunas
  • Geral
  • Eventos
  • Loterias

Municípios

  • Amargosa
  • Amélia Rodrigues
  • Araci
  • Baixa Grande
  • Barrocas
  • Cansanção
  • Conceição do Coité
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Queimadas
  • Ribeira do Pombal
  • Santa Bárbara
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Capim Grosso
  • Euclides da Cunha
  • Ichu
  • Itaberaba
  • Itiuba
  • Jacobina
  • Inicial
  • Editorias
  • Municípios
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2018 Calila Notícias. Todos os Direitos Reservados.

Sem Resultados
Ver Todos os Resultados
  • Inicial
  • Editorias
    • Agricultura
    • Bahia
    • Fatos Policiais
    • Política
    • Brasil
    • Esporte
    • Concursos e Emprego
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Economia
    • Educação
    • Fatos Policiais
    • Loterias
    • Mundo
  • Municípios
    • Araci
    • Amargosa
    • Pintadas
    • Amélia Rodrigues
    • Baixa Grande
    • Barrocas
    • Biritinga
    • Conceição do Coité
    • Queimadas
    • Quijingue
    • Pé de Serra
    • Quixabeira
    • Valente
    • Retirolândia
    • Riachão do Jacuípe
    • Ribeira do Pombal
    • Santa Bárbara
    • Santaluz
    • Nova Fátima
    • Candeal
    • Nordestina
    • Cansanção
    • Capela do Alto Alegre
    • Capim Grosso
    • Euclides da Cunha
    • Gavião
    • Serrinha
    • Ichu
    • Itaberaba
    • Itiuba
    • Jacobina
  • Política de Privacidade
  • Eleições 2024

© 2020 Calilanoticias.com - A notícia que você ouve e lê.

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In