Neste domingo (18), Vitória e Bahia se enfrentam no Barradão, às 16h, pela 7ª rodada do Campeonato Baiano, no que será o 494º Ba-Vi da história da rivalidade. No total, o retrospecto aponta 192 jogos vencidos pelo Bahia, 151 vencidos pelo Vitória e 150 empates.
O último confronto entre rubro-negros e tricolores aconteceu no ano passado. Com gols de Osvaldo e Vitor Jacaré, o clássico terminou empatado por 1 a 1, na Arena Fonte Nova, pela fase de grupos da Copa do Nordeste. No mesmo ano, dessa vez pelo Baianão, o Bahia contou com gol de Kayky para vencer por 1 a 0, também na Arena Fonte Nova, único triunfo do duelo nas últimas quartro partidas, o que faz com que o Tricolor chegue para o Ba-Vi deste domingo com quatro jogos de invencibilidade.
A última vitória rubro-negra foi em 2021: no Barradão, Samuel marcou e o Leão venceu por 1 a 0 pela fase de grupos da “Lampions League”. Essa em 2021 e outra em 2020 — 2 a 0 pro Vitória, com gols de Vico e Thiago Carleto, na Arena Fonte Nova, também fase de grupos da Copa do Nordeste — foram as únicas vitórias do Rubro-Negro nos últimos 19 clássicos.
Neste recorte, houve 7 Ba-Vis vencidos pelo Bahia e 10 igualdades. Antes disso, de 2014 a 2017, o retrospecto foi favorável para o Vitória, que somou 7 vitórias contra apenas uma do rival em 11 jogos.
Além do Ba-Vi deste domingo, os rivais voltarão a se enfrentar no dia 20 ou 21 de março, pela 6ª rodada da Copa do Nordeste, e mais duas vezes pela Série A do Campeonato Brasileiro, ainda sem datas definidas. Vitória e Bahia também podem se enfrentar nas fases finais do Baianão e do Nordestão, além da Copa do Brasil.
No Campeonato Baiano, o Leão ocupa o 4º lugar, com 10 pontos, três atrás do Tricolor, que lidera o certame. Na Copa do Nordeste, o Vitória ocupa a 5ª colocação do Grupo A, com quatro pontos, já o Bahia está na liderança do Grupo B, com seis.
CN | Fonte: Bahia Notícias