Nesta terça-feira (22), o Vaticano tornou públicas as primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão. O corpo do pontífice repousa na capela da Casa Santa Marta, onde é possível ver o caixão de madeira, as vestes vermelhas do papa e sua mitra episcopal. Em uma das imagens divulgadas, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, aparece em oração diante do corpo.
Segundo a Santa Sé, a transferência do corpo para a Basílica de São Pedro será realizada na quarta-feira, 23, às 9 horas no horário local, em uma procissão presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. O cortejo passará pela Praça de Santa Marta e pela Praça dos Protomártires Romanos, seguirá pelo Arco dos Sinos e entrará pela porta central da basílica. No Altar da Confissão, haverá uma Liturgia da Palavra presidida pelo cardeal camerlengo, após a qual o público poderá iniciar as visitas ao corpo do papa.
O funeral está marcado para sábado, 26, às 10 horas da manhã em Roma (5 horas da manhã no horário de Brasília), na Praça de São Pedro. A missa será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício, e contará com a participação de patriarcas, cardeais, arcebispos, bispos e sacerdotes de diversas partes do mundo.
A celebração eucarística se encerrará com os ritos da Ultima commendatio e da Valedictio, marcando o início dos nove dias de luto e celebrações pela alma do pontífice. Após a cerimônia, o corpo de Francisco será levado à Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.
Por Carol Neves | Correio