A Assembleia Legislativa da Bahia tem em tramitação o Projeto de Lei de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD) que reconhece oficialmente a festa de São João como Patrimônio Religioso, Cultural e Imaterial do Estado da Bahia.
Com a possível nova legislação, a importância do São João na construção da identidade baiana é valorizada e protegida. A festa, celebrada em todos os 417 municípios do estado, atrai milhões de pessoas todos os anos com suas tradições de forró, quadrilhas, comidas típicas e manifestações religiosas, gerando também impacto direto na economia e no turismo.
Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou a força das tradições juninas, tanto em grandes centros como Salvador quanto em cidades do interior, como Amargosa, Senhor do Bonfim, Cruz das Almas, Irecê, Ibicuí, Cachoeira, Seabra e Santo Antônio de Jesus. “O São João é uma expressão viva da fé, da cultura e da alegria do nosso povo. Esse reconhecimento é uma homenagem ao que há de mais genuíno na alma baiana”, afirmou Alex da Piatã.
CN | Fonte: Assessoria