Uma cena inusitada e carregada de crítica viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira, 11, quando o vereador licenciado Pastor Clemente Filho (PSDB), do município de Queimadas, atual secretário de Desenvovimento, levou um bolo de aniversário para o acostamento da BA-120. O gesto simbólico marcou os 43 anos da pavimentação do trecho entre Queimadas e Cansanção, no território do Sisal, que jamais passou por qualquer tipo de manutenção significativa desde que foi asfaltado.
A estrada, com aproximadamente 40 km de extensão, é considerada uma das piores do estado da Bahia em termos de conservação. Segundo apuração do site Calila Notícias, a vida útil estimada de um asfalto como vem sendo aplicado nas rodovias duram em média 5 anos, imagina este trecho em questão com 43 anos?
A BA-120 possui um total de 163 km, iniciando em Conceição do Coité e finalizando em Monte Santo. O trecho que liga Coité a Queimadas (90 km) já passou por intervenções. No entanto, os 72 km entre Queimadas, Cansanção e Monte Santo continuam completamente esquecidos desde sua inauguração na década de 1980, ainda no governo de João Durval Carneiro.
A situação precária da rodovia já foi tema de diversas manifestações populares e promessas políticas, mas, até o momento, nenhuma obra concreta foi iniciada pelo Governo do Estado. A população cobra uma solução definitiva, antes que a estrada se torne totalmente intransitável.
O protesto inusitado com o bolo de “aniversário do abandono” foi uma forma criativa de reacender o debate sobre a infraestrutura regional e pressionar por investimentos urgentes em mobilidade e segurança viária.
Ver essa foto no Instagram
Importante lembrar que a região sisaleira é talvez a que o governador mais conhece no estado da Bahia, pois, foi nesta região que ele teve importante participação enquanto técnico do MOC (Movimento de Organização Comunitária) com sede em Feira de Santana. Pela BA 120 passam os prefeitos, a maioria aliados do governdor e quatro deputados estaduais.
Detalhe: embora o pastor Clemente Filho seja filiado ao PSDB, partido que faz oposição aos governos do estado da Bahia e ao presidente da república, em Queimadas é da base do prefeito Ricardo Lopes (PSD), atualmente ocupa o cargo de secretário de Desenvolvimento de Queimadas e segundo ele reivindica seus direitos, pois “o desenvolvimento de Queimadas passa aqui, e eu tenho todos os direitos de estar reivindicando, para que os órgãos competentes possam tomar providências sobre tudo isso que estamos passado há anos aqui no sertão da Bahia”.