Apesar de já estarem com equipes e maquinário prontos para iniciar as obras de recuperação dos trechos mais deteriorados da BA-409 e BA-120, as fortes chuvas que atingem a região têm impedido o início dos serviços. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD) em vídeo publicado nesta segunda-feira (14) nas redes sociais.
Segundo o parlamentar, os trabalhos estavam previstos para começar ainda hoje, com frentes atuando simultaneamente nos trechos que ligam Conceição do Coité a Serrinha (BA-409) e Conceição do Coité a Riachão do Jacuípe (BA-120). No entanto, as condições climáticas impediram o avanço da operação. “Está tudo pronto, as equipes estão mobilizadas, mas as chuvas de hoje não deixaram iniciar. Estamos aguardando cessar para começar a recuperação. Eu sei que o povo está muito ansioso, porque as estradas estão muito danificadas depois de praticamente três meses de chuva, mas em breve vai estar tudo solucionado”, garantiu Alex.
Ver essa foto no Instagram
No último sábado (12), o Calila Notícias publicou reportagem com base em nota da assessoria de comunicação da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), confirmando que o trecho crítico da BA-120 entre Queimadas e Cansanção, além da ligação entre Cansanção e Monte Santo, também segue sem intervenção justamente pelas mesmas razões climáticas. Ainda segundo a SEINFRA, a empresa responsável pela obra já se encontra mobilizada, aguardando apenas uma trégua nas chuvas para dar início aos trabalhos.
Outro trecho da BA-120, que liga Conceição do Coité a Retirolândia e Retirolândia a Valente, também enfrenta condições precárias e, embora não tenha sido citado oficialmente, deve receber pelo menos ações paliativas nos próximos dias, dada a gravidade da situação.
A expectativa é de que, assim que o tempo firme, as frentes de trabalho avancem rapidamente para recuperar as vias, que são essenciais para o deslocamento de moradores e escoamento da produção agrícola e comercial da região.