Com uma condução firme e serena, coibindo os excessos nos discursos dos parlamentares, mas preservando a pluralidade de opiniões, a presidente Ivana Bastos reabriu os trabalhos no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta terça-feira (5). “Em 190 anos de história essa Casa já viu muitos presidentes, hoje vê uma mulher que pauta sua atuação ouvindo os parlamentares sobre os rumos do Legislativo. Neste segundo semestre, a Bahia espera de nós projetos e ações em busca de uma sociedade mais justa”, discursou a presidente, conclamando a unidade em torno de projetos de interesse do estado.
Ao deixar a cadeira da Presidência e subir à tribuna do Legislativo, em seu discurso a presidente Ivana Bastos fez uma prestação de contas sobre o primeiro semestre da sua gestão, que completou 140 dias nesta terça-feira. “Tivemos recorde de produtividade, com 103 matérias aprovadas, das quais 50 de autoria de deputadas e deputados. Abrimos o Legislativo à participação da sociedade em 17 audiências públicas. Durante o recesso a Assembleia não parou, realizamos obras de modernização e revitalização em diversas dependências”, destacou Ivana, que descerrou, ao lado dos parlamentares presentes à sessão, uma placa referente às obras.

Deputadas e deputados de diversos partidos ressaltaram a postura democrática da presidente na condução dos trabalhos em plenário, nas reuniões da Mesa Diretora e no apoio às Comissões da Casa. Um exemplo do respeito e da preocupação com o direito de todos os parlamentares se manifestarem aconteceu quando o tempo regimental do pequeno expediente foi esgotado. Ivana imediatamente anunciou a prorrogação, resguardando o direito dos interessados se pronunciarem.
O reconhecimento dos parlamentares veio na forma de discursos elogiosos e de incentivo à presidente. “Parabéns, presidente Ivana, pelo primeiro semestre recorde em votações e pelas mudanças realizadas”, disse a deputada Fabíola Mansur (PSB). Outro a parabenizar foi o deputado Luciano Araújo (Solidariedade), que destacou as mudanças físicas e na gestão. Para o deputado Zé Raimundo (PT), a gestão vem procurando manter o clima de diálogo e entendimento. Já o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), afirmou que Ivana trabalha no sentido de “criar um ambiente plural e acolhedor, respeitando as diversas opiniões”.
CN | Fonte: Ascom Presidência / Fotos: Sandra Travassos e Vanner Casaes