O governador Jerônimo Rodrigues esteve na cidade de Cansanção no último sábado,09, para inaugurações e entregas de benefícios para a população da sede e zona rural, foi a primeira viagem dele como chefe do executivo baiano, a cidade onde a prefeita Vilma Gomes votou contra ele, mas que aderiu a base e está firme e forte na caminhada para uma possivel disputa de reeleição do petista.
Os repórteres do Calila Notícias acompanharam as atividades, e os profissionais tiveram a oportunidade de observar alguns acontecimentos inesperados. O editorial é sério, mas também flagra algumas coisas satíricas que servem para descontrair os leitores, e as pessoas que aparecerem nesta coluna se ficarem chateadas “não irão pra o céu”.
Moradores de Junco de Laje Nova não perderam a oportunidade de registrar o primeiro governador a visitar a zona rural de Cansanção

Helicóptero e avião ainda são grandes novidades no interior do Nordeste, passando baixo em qualquer localidade sempre desperta a atenção das pessoas. No Povoado Junco de Laje Nova que fica há cerca de 25 km da sede de Cansanção a população viu aterrizar pela primeira vez, assim como foi um fato inédito a presença de um governador na zona rural de Cansanção. Os moradores não perderam a oportunidade de registrar a novidade. O governador foi a comunidade onde ao lado da prefeita Vilma Gomes inaugurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) sendo a primeira do Estado realizada pelo novo PAC (Plano de Aceleração de Crescimento) em todo estado.
Presidente do Consórcio da Bacia do Jacuípe disse que nas rodovias da região não tem buracos
O prefeito de Capim Grosso, atual presidente do Consórcio Público da Bacia do Jacuípe, Sivaldo Rios, também esteve no Junco de Laje Nova para prestigiar a visita do governador e na ocasião o Calila Notícias perguntou se a autonomia que os consórcios receberam no Governo Rui Costa para atuarem na recuperação de estradas, deixou de existir, já que nossa equipe observou que na BR 349 que liga Nova Fátima a Capela do Alto Alegre existem uma quantidade de buracos relativamente pequena, deu pra contar, 195 nos 25 km de extensão. Ele disse que é incomum nas estradas que cortam os 15 municípios da Bacia do Jacuípe e que não tinham sido tapados por conta da chuvas e que os consórcios continuam com a mesma autonomia, ou seja, tem equipamentos e recursos para tal tarefa.

Ex-prefeito Nininho Góis lamenta ausência de Quijingue no Intermunicipal e critica gestão atual. Ele fallu também sobre o asfalto de Quijingue a Cansanção

O ex-prefeito de Quijingue, Nininho Góis, ele que deixou o governo municipal em 31 de janeiro deste ano após 8 anos de gestão, esteve em Junco de Laje Nova, enquanto aguardava a chegada do governador falou com nossa reportagem sobre sua presença que seria também para ‘lembrar’ ao governador do asfalto já prometido por ele dos 42 km que liga Cansanção a Quijingue, lembrou também que essa luta ele vem travando desde 2011 quando ainda nem tinha concorrido a cargo político e levou um abaixo assinado até o então secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, cujo governador era Jaques Wagner e de lá para cá, foram inúmeras vezes aos orgãos competentes. Saiu de lá com a promessa do governador Jerônimo que autorizou a elaboração do projeto para fazer inialmente de Cansanção ao distrito Deixaí, metade do caminho. O ex-prefeito lamentou a ausência da seleção municipal no Campeonato Intermunicipal de 2025, decisão tomada pela atual gestão e que, segundo ele, decepcionou a população acostumada aos jogos com estádio lotado. Durante sua administração, a equipe teve três participações marcantes: em 2022, chegou às oitavas de final; em 2023, foi campeã; e, em 2024, ficou entre as quatro melhores seleções da Bahia.
Governador chegou com a camisa ‘desalinhada’ e botão sobrando

Você que é homem e muitas vezes veste a camisa rápido e não observa o colocação correta de cada botão e depois alguém te alerta que está sobrando botão, não se desespere, isto acontece até com o governador do Estado. Jerõnimo Rodrigues desceu do helicóptero, tirou ‘oitocentas’ fotos, caminhou em direção ao posto de saúde, quando foi alertado da camisa abotoado errada. Ele fez questão comentar a camisa desalinhada.
Lideranças de Cansanção e deputados da base caminham lado a lado com Jerônimo. Esse registro foi feito na campanha de 2022, a diferença é que naquela ocasião tinha ACM Neto

A reportagem do Calila Noticias esteve em Cansanção na pré-campanha para o Governo do Estado em 2022, na ocasião ACM Neto lider estadual do União Brasil, partido da prefeita Vilma Gomes na ocasião, foi recebido com festa e caminhou ao lado da gestora, do seu esposo Ranulfo Gomes, pré-candidatos a deputado estadual Marcinho Oliveira de Niltinho, além do vereador Frederico Careca Show. No último sábado, todos estavam em Junco, só que ACM Neto, derrotado por Jerônimo perdeu a vaga.

Nas eleição municipais de 2024 Dona Vilma trocou o União pelo MDB, fez um acordo com o PT para indicar o vice, foi reeleita e a dobradinha PT-MDB no Governo da Bahia, em Cansação ficou MDB-PT na Prefeitura e agora a proposta de estarem juntos no apoio estadual. Na política tem dessas coisas!
Frederico Careca foi bastante lembrado e elogiado pela maioria dos oradores

O vereador e atual presidente da Câmara Municipal de Cansanção, Frederico Reis, popularmente conhecido como Frederico Careca Show é considerado o vereador mais votado em todo o País nas eleições de 2024 em números percentuais, cerca de 18,84% dos votos válidos, superando quase cinco vezes Carlos Bolsonaro (PL), do Rio de Janeiro, que teve 4,30%. Significa dizer que em todas as urnas de Cansanção tiveram votos para Frederico. Muito ligado ao lider Ranulfo Gomes e a prefeita Vilma, ele passou a ser visto como principal nome a sucessão de ‘Mamãe’ como uma boa parte da população chama a prefeita. O que aconteceu durante a visita sdo governador reforçou ainda mais a tese de que ele será mesmo o escolhido. Na relação das lideranças locais em agenda do governador, apenas a prefeita (o) discursa. os demais são secretários e deputados. O que mais chamou a atenção foi a quantidade de oradores que mencionaram o nome de Frederico e comentários sobre a sua pessoa e o trabalho de destaque no município.
Governador lembrou de suas idas a Cansanção ainda quando estagiava e a tradicional Boate Esmeralda

O governador Jerônimo Rodrigues durante seu discurso falou de algo que marcou sua vida quando ainda nem era conhecido no meio político e fazia as viagens como estagiário e atividades dos movimentos sociais, ele que despontou no MOC (Movimento de Ação Comunitária), e falou com propriedade sobre a Boate Esmeralda que estava bem em frente ao palanque, espaço musical famoso por funcionar de dia a noite, falou da Pousada Santana, e de uma associação que ele ajudou fundar.
Sem vaia – Jerônimo pediu e povo atendeu

Os grupos rivais nos municípios na maior parte do estado, comungam a mesma ideologia quando o assunto é a ´politica estadual, e numa situação onde o governador Jerônimo vai cumprir agenda, os rivais ocupam o mesmo espaço, foi assim em Cansanção. O pessoal ligado a prefeita Vilma Gomes ao ouvir falar em Ari e Marluce do Almerindo e o deputado Roberto Carlos, apoiado por eles, não pouparam as vaiais. O governador tem o hábito de cumprimentar todos os que ocupram as cadeiras do planque oficial, temendo que ocoresse vaias, antes de citar Ari de Almerindo, ele fez um breve comentário e pediu que evitassem vaiar e o público presente, prontamente atendeu.
Esperamos que a SEINFRA corrija os erros desta placa
Há muito anos, existem erros graves nesta placa central que fica na saída de Cansanção para Queimadas que mostra Serrinha a 125 km dali. Esta distância deixa Serrinha antes de Coité, quando está a 36 km depois. O correto será Coité a 130 km e Serrinha 166 km. O Calila Notícias já chamou a atenção deste erro, mas até o momento, não foi corrigido.
Precisa corrigir também a distância para Feira de Santana, a que está escrita é mais ou menos a distância da placa até Santa Bárbara. Para Feira, são 204 se for por Coité, e, 215 se optar por ir por Riachão do Jacuípe.