O modesto Campo do Gado de Mairi vive uma transformação histórica para sediar a 1ª Feira Agropecuária, da Agricultura Familiar e Economia Solidária – ExpoMairi. Em apenas 90 dias de preparação, o espaço foi completamente reestruturado e surpreendeu visitantes e autoridades ao se tornar um verdadeiro Parque de Exposições, reunindo negócios, ciência, cultura e homenagens marcantes.

A abertura oficial aconteceu na noite de sexta-feira (15) com a presença de importantes autoridades políticas, como o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, o secretário da Casa Civil Afonso Florence. O deputado federal, Daniel Almeida, o deputado estadual Pedro Tavares, além de Pedro Lomanto, representando o pai, deputado federal Leur Lomanto e o prefeito de Capim Grosso, presidente do Consorcio Publico da Bacia do Jacuipe e FECbahia Sivaldo Rios, Todos destacaram a qualidade da organização, o número expressivo de expositores e visitantes e o potencial do evento em fortalecer a agricultura familiar na região.

Entre os pontos altos da noite, o prefeito Gustavo Alves Ferreira Carneiro, popularmente conhecido como Gustavo Capeta (MDB), conduziu a inauguração do Espaço Marchador Major Diógenes Cohim. Familiares do homenageado participaram da solenidade, marcada pelo reconhecimento ao legado do mairiense que projetou o nome da cidade nacionalmente com sua paixão pela agropecuária e pela equinocultura.

Na sequência, também foi inaugurada a reestruturação e ampliação do Centro de Comercialização de Animais Patrício Francelino da Silva, que ganhou novos equipamentos, como balança, curral para pequenos animais e redondel ampliado, melhorando as condições para os negócios agropecuários.

As atividades da ExpoMairi começaram ainda pela manhã, com o Workshop “Construindo Redes”, promovido pela Bahia Pesca, a 2ª Etapa da Copa de Marcha do Haras Tanque Novo, além de exposições de animais e produtos da agricultura familiar. À tarde, uma palestra sobre a Aloe Vera (babosa), planta símbolo da Bahia, atraiu atenção dos visitantes. A programação foi intercalada com apresentações culturais de artistas locais, que deram um tom festivo ao evento.

O secretário Osni Cardoso destacou o êxito da primeira edição e parabenizou a gestão municipal pela ousadia de realizar um evento dessa magnitude em tão pouco tempo. Já o ex-secretário estadual da Agricultura, Afonso Florence, afirmou que a ExpoMairi “nasce gigante”, por unir ciência, técnica e negócios.
O prefeito Gustavo Capeta resume o sucesso da festa como ‘amor por Mairi’. ” A gente sempre andava e via outras cidades divulgando a décima, a décima quinta, a vigésima feira, e Mairi nunca tinha realizado nenhuma em toda sua hitória, e idealizamos isso juntamente com nossos colaboradores e os deputados, em especial a Leur Lomanto que destinou essa emenda e nós colocamos a outra parte do recurso para fazer uma festa ampla”, afirmou o gestor.

O Calila Noticias questionou como foi possivel organizar uma festa deste tamanho em apenas 90 dias e o prefeito resumiu dizendo que não foi por dinheiro por parte da equipe envolvida e sim por amor, compromisso, dedicação de todos, ” a gente via as pessoas saindo daqui as dez, onze horas da noite, tendo chegando nas primeiras horas da manhã e agora estamos colhendo os bons frutos, só tenho a agradecer a todos os colaboradores e esta, está sendo a primeira de muitas”, garante Gustavo que está apenas no oitavo mês de mandato.



Veja a programação completa neste segundo dia, com destaque para os shows no palco principal