Teve início na última segunda-feira, 18, e encerra nesta quinta, 21, um importante curso internacional de atualização em ortopedia, realizado em Watford, na Inglaterra. O encontro é voltado para casos complexos de prótese primária, revisão e cirurgias robóticas de joelho. A Bahia está representada nesse cenário científico internacional por dois médicos ortopedistas; Alisson Almeida, natural de Valente, município da região sisaleira e Marcelo Medlej, de Salvador, médico do Esporte Clube Vitória.
De acordo Dr. Alisson Almeida, a experiência é uma oportunidade única de ampliar o conhecimento em situações de maior complexidade, além de mergulhar no universo da robótica aplicada à ortopedia.“Estamos participando de mais um curso que aborda casos complexos de prótese primária, além de revisão, e também adquirindo conhecimento sobre a robótica através do CORI, que é uma inovação extremamente importante para o futuro da cirurgia ortopédica.”
A tecnologia CORI é uma plataforma avançada de cirurgia assistida por robô, que permite que todo o planejamento seja feito em 3D, proporcionando maior precisão na colocação de próteses, reduzindo riscos e garantindo melhores resultados a longo prazo.
A participação dos dois médicos reforça o protagonismo da Bahia no cenário ortopédico e sinaliza avanços importantes para a incorporação de novas tecnologias e técnicas cirúrgicas de alta complexidade, garantindo que os pacientes tenham acesso ao mesmo nível de tecnologia já presente nos maiores centros médicos do mundo.