O governador Jerônimo Rodrigues aterrizou na região sisaleira na última sexta-feira, 22, e sábado, 23, para uma série de atividades, entre inaugurações e assinatura de ordens de serviços, com destaque para a ordem de serviço para construção do Hospital Regional do Sisal (HRS) na cidade de Serrinha e que irá beneficiar 18 municípios diretamente. A obra terá 275 leitos, sendo 45 de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

A maratona do governador Jerônimo teve início em Serrinha onde ele visitou o canteiro de obras do novo hospital. O leitor de Calila pôde acompanhar todas as informações e como acontece na maioria das vezes, em evento com o governador, os repórteres do CN ficaram de olho em outros acontecimentos para o quadro ‘poucas e boas’.
Eleito pela oposição em 2022, Laerte do Vando deu sinais que vai caminhar com Jerônimo em 2026

Quatro concorrentes naturais de cidades do território do sisal se elegeram deputados nas eleições de 2022; Alex da Piatã (PSD-Coité); Luciano Araújo ( Solidariedade-Valente); Marcinho Oliveira (União Brasi -Santaluz) e Laerte do Vando (PSC-Monte Santo), entre eles, apenas Alex da Piatã caminhou ao lado de Jerônimo, candidato desconhecido para a maioria dos baianos, e que segundo às pesquisas, perderia no primeiro turno. Os outros três apostaram na vitória de ACM Neto que acabou sendo derrotado pelo petista. Agora, Jerônimo não tem mais deputados da região como opositores, Luciano e Marcinho têm falado bem do governador e tudo leva a crê que marcharão com o petista numa possivel candidatura de reeleição. Larte do Vando que menos deu as caras em evento do Governo, esteve em Serrinha, fez um discurso envolvente e se mostrou também disposto a apoiar Jero.
Principais nomes da política atual de Serrinha remam no mesmo barco com Jerônimo

Do ano 2008 para cá quando Osni Cardoso se uniu a Adriano Lima para formar a chapa de prefeito e vice em Serrinha, e que no andar da carruagem eles romperam as relações politicas e passaram a se confrontar. Osni teve oito anos como prefeito, Adriano também, eles venceram e foram derrotados entre si e o que parecia impossivel aconteceu. Nas eleições de 2024 Osni e Adriano uniram forças para formar a chapa de prefeito e vice, e saíram vencedores. Esta união já se consolidou e o pacto foi apresentado na última sexta-feira quando deram as mãos. Sendo o maior colégio eleitoral do território do sisal, Jerônimo está ‘nadando de braçada’, não a toa que Serrinha ao lado de Feira de Santana deve ser o município que mais recebeu visita de Jerônimo em todo o estado. A quarta deste ano.
Extrapolou no tempo durante o discurso, Nelsinho cortou o som do microfone

Quem acompanha os discursos em ato com o governador Jerônimo já sabe quem é Nelsinho, aquele cidadão de cabelos brancos que circula no palanque, fala no ouvido das pessoas, muitas vezes orientando para serem breves nos discursos. O locutor convida a autoridade para discursar e Nelsinho fica bem próximo e quando percebe que o orador está demorando, cutuca nas costas dele para encerrar, ele chega a repetir várias vezes até ser atendido. Na visita recente a Serrinha, Tanquinho e Ichu, Nelsinho inovou, não foi cutucar ninguém, encontrou nova estratégia, extrapolou, ele se aproxima da mesa de som e pede ao técnico para cortar o som do microfone. Os oradores, sabendo da regra, quando chamados vão logo avisando que o tempo que Nelsinho dar é muito curto. Alex da Piatã disse que é apenas 3 minutos, com 1 de acréscimo e sem direito a prorrogação. O grande X da questão é que Jerônimo nunca faz discurso inferior a uma hora de duração.
Betão cutuca Coité

O ex-vereador de Conceição do Coité esteve em Serrinha no ato de assinatura da ordem de serviço para construção do Hospital Regional do Sisal, em Serrinha, alfinetou o prefeito de Coité. Disse ao governador que a Prefeitura de Coité está construindo um hospital prometido em campanha, mas que, pelo andar da obra, ele aposta que o Hospital Regional de Serrinha – lançado naquele dia – ficará pronto primeiro.
Padre Elias abençoou o evento com o governador em Ichu – Mas estava lá também como cidadão para saber sobre o asfalto da BA 411 – Sede de Coité a Ichu, via Onça e Juazeirinho sua terra natal

O padre Antônio Elias Cedraz mostrou prestigio com o governador Jerônimo quando foi convidado para sentar ao lado dele. O religioso abriu a solenidade lembrando o histórico padre Leopoldo, espanhol que viveu 13 anos em Ichu e faleceu em 2003, sendo sepultado na própria cidade, onde é até hoje muito querido pela população. Outro sacerdote que também deixou marcas foi o padre Albertino. Padre Elias não fez nenhum discurso, apenas a oração do Pai Nosso e Ave Maria, porém, depois disso, durante conversas ao pé do ouvido com o governador, o deputado Alex da Piatã aproveitou sua fala e disse que sabia o teor da prosa — o asfalto Coité–Juazeirinho–Ichu. Padre e governador ‘caíram na risada’.
Foguetório descontrolado

O evento em Ichu teve o barulho mais comentado do dia. Durante a fala do deputado federal Otto Filho, um fogueteiro disparou uma girândola com mais de 150 tiros. Na vez do prefeito Gonzaga, o mesmo fogueteiro se superou: mais de mil estampidos enquanto o prefeito discursava. O barulho foi tão ensurdecedor que a organização teve que subir o som da música oficial do governo. O público improvisou, levantou, bateu palmas e dançou até os fogos cessarem. Só então Gonzaga conseguiu continuar.
Gonzaga mais desembaraçado

Jerônimo ao fazer o discurso disse que Gonzaga estava “mais alinhado, mais afinado” no pronunciamento. Comparou com sua primeira visita a Ichu, quando o prefeito ainda não tinha a mesma desenvoltura. E fez questão de acrescentar: o desembaraço também foi notado dentro do carro oficial, enquanto percorriam juntos pelas ruas da cidade. O governador se referia os pedidos feitos pelo gestor.
Prefeito disse que primeira dama é mais política que ele

No discurso, Gonzaga destacou os secretários e fez questão de citar a primeira-dama Gabriela Barbosa, secretária de Assistência Social. Admitiu, em público, que ela é “muito mais política do que ele”. O povo confirmou com aplausos e vibração.
Secretário Douglas, visivelmente emocionado

O secretário de Administração e Finanças de Ichu, Douglas Oliveira, foi personagem à parte. Aplaudiu, vibrou e se emocionou especialmente com o anúncio da reforma do hospital. Sua alegria era tanta que virou comentário entre as pessoas no local do evento.
Cachimbo valorizado com novo acesso

O superintendente de Infraestrutura e Transportes (SIT/Seinfra), Saulo Pontes destacou a entrega do asfalto no trecho entre a comunidade de Nova Esperança — popularmente conhecida como Cachimbo — e a BA que liga Serrinha a Conceição do Coité. Já no sábado (23), o governo autorizou o asfaltamento da rodovia que liga Ichu a Serrinha, passando justamente pelo Cachimbo. O resultado é um novo contorno mais rápido e valorizado para quem se desloca de Ichú a Serrinha.
Memória da Mumbuca

Ainda em Ichu, a comunidade de Mumbuca veio à tona. O lugar é lembrado pelo governador desde os tempos em que era técnico do MOC (Movimento de Ação Comunitária). Ali nasceram uma casa de farinha, um batedor de milho e até a compra de um jipe, frutos do trabalho comunitário que ajudaram a formar sua trajetória.