Foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia nesta sexta-feira (19) uma série de mudanças nos comandos de batalhões e companhias da Polícia Militar da Bahia (PM-BA) em diversas regiões do estado. Entre as alterações, está a nomeação da tenente-coronel Maria Aparecida Vieira Teixeira como a nova comandante do 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM), sediado em Serrinha, unidade responsável pelo policiamento de aproximadamente 15 municípios do território do sisal. Esta será a primeira vez que uma mulher assume o comando do batalhão.

Maria Aparecida já atuava no próprio 16º BPM, onde exercia a função de coordenadora II, e agora assume o desafio de liderar a tropa que cobre uma das áreas estratégicas do interior baiano. Com vasta experiência na corporação, ela também já comandou, com a patente de major, a 90ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), sediada em Riachão do Jacuípe.
A nova comandante substitui o tenente-coronel Hamilton Ferreira dos Santos, que deixa o cargo para assumir a função de diretor do Colégio da Polícia Militar – Lobato, instituição da Polícia Militar da Bahia localizada em Salvador.
É a terceira mudança de Comando do 16ºBPM em dois anos. Tenente-coronel Macedo foi nomeado para subistituir ten-coronel Müller, em junho 2023. Um ano depois Macedo foi nomeado para comandar a recém criada CIPE Nordeste e o tenente-coronel Hamilton assumiu o cargo por 1 ano e dois meses.
As mudanças fazem parte de uma reestruturação interna promovida pelo comando-geral da corporação com o objetivo de fortalecer a gestão e o policiamento em diferentes regiões do estado. A cidade de Jacobina por exemplo passou de Companhia Independente para Batalhão e será comandado pelo tenente-coronel Antônio Teixeira, esposo da tenente-coronel Maria Aparecida
Redação CN