Ex-prefeito de Araci e pré-candidato a deputado estadual, Silva Neto (PDT) se movimenta com intensidade na cena política baiana de olho nas eleições de 2026. Em entrevista exclusiva ao Calila Notícias, o pedetista, que obteve mais de 45 mil votos em 2022 na corrida por uma cadeira na Assembleia e ficou muito perto da vaga, falou sobre sua estratégia para ampliar a votação e consolidar o nome em novas regiões do Estado.
Silva destacou o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), com quem mantém uma relação próxima e de confiança, e afirmou que o PDT estará “de corpo e alma” na base governista nas próximas eleições. Com discurso equilibrado, o ex-prefeito também ressaltou o diálogo com o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União), e a importância de manter o contato com as bases que o ajudaram a se firmar como uma das principais apostas da região sisaleira para a Assembleia Legislativa.
Calila Notícias – Silva Neto, em 2022 você foi candidato a deputado estadual e, como se diz no jargão futebolístico, bateu na trave, passando dos 45 mil votos. Chegou a ter mais votos, inclusive, do que sete deputados eleitos, incluindo um de nossa região que recebeu pouco mais de 28 mil. Mas ficou na primeira suplência por conta da regra da proporcionalidade. O que fará de diferente em 2026?
Silva Neto – Eu acredito, Raimundo, que a campanha em 2026 será ainda mais profissional do que a de 2022. Você precisa ter uma equipe, quadros técnicos, pessoas que ajudem você a analisar cada passo a ser dado de forma estratégica. No aspecto político, você não pode, pelo fato de ter perdido uma eleição, deixar de dar atenção às bases que foram construídas. Essas duas coisas eu procurei fazer neste período de pré-campanha: ter uma boa equipe e não desgarrar da mão daqueles que me ajudaram e foram corretos comigo em 2022. Além disso, com muita intensidade, muito trabalho e os dois pés no chão, estou ampliando as minhas bases. Acredito que o resultado disso, somado a um conjunto de propostas que irei apresentar na pré-campanha e na campanha, será uma ampliação da minha votação.
CN – Você ampliou as bases nas eleições municipais de 2024?
Silva Neto.– As eleições de 2024 foram importantes nesse processo, assim como a minha presença constante nos locais em que faço política, por toda a Bahia. Agregamos muitos vereadores, suplentes, vice-prefeitos e alguns prefeitos. Um exemplo disso foi Feira de Santana, onde tenho uma boa relação com o prefeito José Ronaldo (União), que retornou à Prefeitura em 2024. Lá indicamos o secretário de Agricultura, Silvaney Araújo. Isso aconteceu em diversos outros municípios. Para citar uma outra cidade grande do interior, temos feito um trabalho forte também em Jequié, onde o PDT apoia o prefeito Zé Cocá (PP). Isso sem falar em outras cidades e da vitória maiúscula do nosso grupo político em Araci, onde a prefeita Keinha Jesus (PDT) foi reeleita.
CN – Apesar dessa parceria com Zé Ronaldo, você estará no palanque do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026. De que forma essa retomada oficial da aliança do PDT com o governo vai ajudá-lo nas urnas?
Silva Neto – Em Araci sempre estivemos com o PT, mesmo quando o PDT esteve na oposição. Isso sempre foi acordado com a direção estadual do nosso partido. É claro que o fato de o partido estar agora de corpo e alma na base de Jerônimo ajuda bastante nesse processo porque o propósito passa a ser o mesmo. Isso sem falar, é claro, da parceria integral com um governador que sabe tratar bem os aliados e que chegará extremamente forte nas urnas em 2026. Sobre Feira de Santana, a Prefeitura e o governo do Estado têm dado o maior exemplo de como se relacionar de forma institucional mesmo em se tratando de duas lideranças de partidos antagônicos. Jerônimo e Zé Ronaldo têm dialogado pelo bem do município. Se estarão juntos em 2026? Isso só o tempo dirá.
CN – Você foi um dos articuladores da retomada do “casamento” entre PDT e PT na Bahia. No evento que selou a aliança, em abril deste ano, Jerônimo fez rasgados elogios a você, dizendo que quer vê-lo na Assembleia a partir de 2027. Como é sua relação com o governador?

Silva Neto – Logicamente que uma declaração vinda do governador, que tem um perfil cumpridor e que é atento às bases políticas, que preza pelo bom relacionamento e procura se informar sobre o trabalho de cada um, amplia a minha responsabilidade. O peso é maior, mas a confiança também. Fico muito feliz quando Jerônimo, que é um homem extremamente cortês, me convida para participar de eventos como inaugurações, anúncios e ordens de serviço, a exemplo da que participei recentemente, em Serrinha, quando ocorreu o lançamento do projeto do Hospital do Sisal, iniciativa que sempre defendi desde antes de ser prefeito de Araci.
Importante destacar é a fidelidade de Silva Neto ao Partido Democratico Trabalhista (PDT) eleito e reeleito prefeito de Araci em 2012 e 2016, viu seu pai Zedafó prefeito de Araci e disputando eleição de deputado pela sigla. Fato que ganhou admiração de Carlos Lupi presidente nacional do PDT que visitou Araci e na ocasião o Calila Noticias esteve fazendo a cobertura.

Ao encerrar o encontro na Câmara, Carlos Lupi e Félix Mendonça Jr., foram fazer uma visita ao líder Zedafó em sua residência. Zedafó com a mesma alegria de sempre, com a idade avançada, problemas de saúde, mas recebe a todos na maior satisfação. Aos 82 anos, filiado ao PDT desde a década de 1980 segundo Carlos Lupi o PDT nacional reconhece a força dele e o tem com uma das principais lideranças em todo Brasil.