O uso da tecnologia para aprimorar a gestão da alimentação escolar rendeu aos estudantes Ícaro Santos e Ana Laís de Araújo, do Colégio Estadual de Valente (CEV), no Território do Sisal, três prêmios na Mostratec-Liberato 2025, uma das maiores feiras de ciência e tecnologia da América Latina, realizada em Novo Hamburgo (RS).
O projeto “Monitoramento Interativo da Distribuição da Alimentação Escolar (MIDA)”, orientado pelo professor de Física, Glaibson Santos, conquistou o Prêmio Rockfeller Language Center, o Less Award, e o segundo lugar geral na categoria Educação e Humanidades.
“Nosso projeto visa trazer benefícios para diversas escolas ao abordar a temática da alimentação, um aspecto crucial para o bem-estar dos estudantes, especialmente em nossa realidade, onde a alimentação é um fator determinante para a frequência escolar de muitos alunos. O reconhecimento e o incentivo ao nosso trabalho tornam o projeto ainda mais significativo”, destacou a estudante Ana Laís de Araújo.

A proposta desenvolvida pelos estudantes alia tecnologia, sustentabilidade e gestão educacional para otimizar o uso da merenda escolar. Por meio de um aplicativo em ambiente html conectado ao Firebase, o sistema utiliza QR Codes individuais para registrar o interesse dos alunos no cardápio diário e monitorar a retirada das refeições. Em fase de testes, a iniciativa já demonstrou eficiência no controle e redução do desperdício de alimentos, com potencial para ser ampliada e replicada em outras escolas da rede estadual.
A participação dos estudantes na Mostratec foi viabilizada pela Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (FECIBA), promovida, anualmente, pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), com o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento científico na rede estadual. “É possível produzir ciência, investigar, trabalhar e apresentar resultados com projetos de grande potencial, capazes de gerar impacto significativo no campo educacional. Esta é a maior recompensa”, afirmou o professor Glaibson Santos.

Para a SEC, iniciativas como o MIDA refletem o compromisso com uma educação pública transformadora, que estimula o pensamento crítico, a pesquisa e a inovação a serviço da aprendizagem e da cidadania.
CN | Reportagem Tita Moura – Ascom/SEC




